Notícia - Funcionários de supermercados entram em greve na Grande Belém

Trabalhadores de supermercados entraram em greve em Belém e Ananindeua, na região metropolitana de Belém, nesta quinta-feira (16). Muitos supermercados da capital paraense abriram as portas e estariam funcionando normalmente. Segundo a coordenação do movimento grevista, os estabelecimentos desse gênero empregam cerca de 40 mil funcionários e a adesão seria de 30%. De acordo com o Sindicato das Empresas do Comércio de Supermercados e Autosserviços do Estado do Pará (Sindesspa), as manifestações são pequenas e não afetam o funcionamento das lojas.

A categoria reivindica reajuste salarial de 20%, aumento no tíquete-alimentação de R$ 200 para R$ 300 e redução da carga horária de 42 para 40 horas semanais. A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Atacadista e Varejista de Gêneros Alimentícios e Similares do Pará (Sintcvapa) é de que os empresários entrem em negociação com os trabalhadores.

"Não podemos fechar as lojas, mas estamos indo para a frente dos estabelecimentos chamar os  trabalhadores para paralisar. Os empresários não querem ceder. Nós temos interesse em chegar a um acordo e esperamos que isso possa acontecer com a intermediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ou do Ministério Público do Trabalho (MPT)", afirmou Alcenor Corrêa, secretário geral do sindicato da categoria.

Uma reunião entre representantes dos sindicatos dos trabalhadores e dos empresários está marcada para as 14h desta quinta.

Fonte:  G1 - 17/04/2015