Notícia - Servidores municipais paralisam atividades em Campo Mourão

Os servidores municipais de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (16). Segundo o sindicato que representa a categoria, aproximadamente 900 pessoas aderiram ao movimento. Eles reivindicam um reajuste salarial de 12%, mas a prefeitura oferece 7,7% de reposição salarial, inflação estipulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014.

“A proposta da administração foi insuficiente e, por isso decidimos pela greve. Além da administração oferecer um reajuste menor, não quis negociar. Informou que era esse o percentual e que dividiria o valor entre março e setembro”, explica a diretora do Sindicato dos Servidores Municipais, Margarete Alves Giraldi.

Os servidores se reuniram no sábado (11) e decidiram em assembleia pela paralisação. Passadas as 72 horas previstas em lei – necessárias para avisar a população –, a greve foi decretada.

Segundo a prefeitura, devido à paralisação as aulas nas escolas municipais e nas creches foram suspensas, apenas três postos de saúde  e o Pronto Atendimento 24h estão atendendo, e dos 31 agentes de saúde responsáveis por combater a dengue no município, apenas 14 estão trabalhando.

Uma reunião entre o sindicato e o Executivo deve ocorrer no fim da tarde desta quinta-feira (16), ainda conforme a prefeitura.

O município adiantou que não deve aceitar o índice proposto pelo sindicato dos servidores, pois, caso os salários de todos os funcionários sejam elevados em 12%, não terá recursos suficientes para cobrir a folha de pagamento.

Fonte:  Luciane Cordeiro/G1 - 17/04/2015