Notícia - Funcionários fazem paralisação no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Funcionários da TAM realizam desde as 5h desta quarta-feira  (1°) uma paralisação no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Eles reivindicam o pagamento da participação por resultados, um bônus, que varia geralmente entre 30% a 75% sobre o valor do salário do funcionário, e é pago em abril pela empresa quando metas de desempenho são atingidas.

Segundo o sindicato, a paralisação foi organizada na noite desta terça-feira (31) pelos funcionários e já teve adesão dos turnos das 5h e 6h. No total, 200 funcionários estão parados do lado de fora do aeroporto, afirma o sindicato, e apenas dois carregadores de malas estariam trabalhando.

A expectativa da agente de aeroporto Debora Cavalcanti, diretora do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, é de que os funcionários dos turnos das 10h, 11h e 12h irão aderir à paralisação, prevista para durar até o final do dia. Ela pode ser prolongada caso não haja acordo com a empresa, afirma.A TAM afirma que apenas um grupo pequeno de funcionários está parado e que não houve impacto nos voos devido à paralisação. A empresa afirma que está havendo um "esquema especial de trabalho" para cobrir as faltas, sem informar, no entanto, detalhes.

Segundo Cavalcanti, do sindicato, estão paralisados funcionários responsáveis pelo check in, pela limpeza e pelo carregamento de aeronaves.

Ela afirma que, em meados de 2014 a empresa teria informado que as metas estavam próximas de ser atingidas, por isso a expectativa era de que o bônus fosse anunciado em março desse ano."Todo mundo se esforçou, mas nesse ano, disseram que a participação por resultados será zero. O pessoal ficou bem decepcionado", disse.

Segundo ela, costuma-se pagar em média 50% de um salário, que é, em média de R$ 1.000.

Fonte:  FolhaPress - 01/04/2015