Notícia - Greve dos coletores chega ao fim

Após nove dias de paralisação, a greve dos garis e coletores de lixo chegou ao fim na noite de ontem. Segundo o presidente do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviço de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção em Áreas Verdes Públicas e Privadas), Roberto Alves da Silva, o serviço de coleta será normalizado em prazo de até duas semanas.

A proposta de reajuste feita pelos prefeitos do Grande ABC foi de 9,5%, abaixo do que era solicitado pelo sindicato (11,73%) e acima do teto considerado pelas empresas que prestam serviço de coleta de lixo (7,68%). No ano passado, a categoria também finalizou a paralisação após negociações intermediadas pelas prefeituras.

Além do aumento salarial, os trabalhadores terão 90 dias de estabilidade no emprego, pagamento integral dos dias paralisados e compensação de, no máximo, 50% das horas.

Também ficou acordado entre sindicato e empresas que, para o ano que vem, a categoria terá aumento real de pelo menos 1%, o que significa que os salários serão reajustados conforme a inflação do período e, obrigatoriamente, acrescidos do percentual de reajuste combinado.

No fim da tarde de ontem, já era possível avistar caminhões fazendo a coleta dos resíduos em Santo André.

NEGOCIAÇÃO - Participaram da reunião no Paço andreense os prefeitos de Mauá, Donisete Braga (PT); Diadema, Lauro Michels (PV); Santo André, Carlos Grana (PT); Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Gabriel Maranhão (PSDB); e de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB). O presidente do sindicato também esteve presente.

O prefeito de Santo André destaca que as negociações aconteceram apenas após algumas tentativas. “Durante esses nove dias de paralisação, foram necessárias três tentativas até chegarmos a uma possibilidade de acordo”, falou.

De acordo com Maranhão, os valores alcançados pela categoria no Grande ABC podem ser aplicados em outras localidades de São Paulo. “A região contribui para a melhoria das condições de trabalho em todo o Estado. O acordo visto por aqui pode colaborar para outras cidades que enfrentam paralisações.”

O prefeito de Mauá contou que a negociação é importante. “Conseguimos estabelecer entre os trabalhadores, sindicatos e prefeituras um diálogo que converge para uma solução mais rápida.” Segundo Donisete, o resultado da reunião foi uma vitória para a região. O prefeito acredita que em prazo de até seis dias, Mauá não terá mais lixo acumulado nas ruas. “Cremos nisso porque o município conta com um aterro sanitário, o que permite que os serviços sejam normalizados com mais velocidade”, disse.

Para o prefeito de Diadema, o retorno da coleta evita agravamento do acúmulo de lixo nas vias. “Estamos livrando as nossas cidades de um caos na Saúde pública, principalmente em relação à epidemia de dengue”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato, a proposta não é o ideal. “O valor não era o que queríamos, mas ao menos foi uma negociação decente”, disse.


Fonte:  Yago Delbuoni/Diário do Grande ABC - 01/04/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.