Notícia - Escolas da rede estadual de ensino paralisam atividades em Uberlândia

Os servidores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades nesta terça-feira (31), em Uberlândia. Segundo o sindicato da categoria, 19 escolas pararam totalmente e 20 tiveram as atividades parcialmente interrompidas. Entre as reivindicações, os servidores pedem um piso de R$ 1.916.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que foi criado, desde o início do ano, um grupo de trabalho que está discutindo as melhorias da remuneração e das carreiras da educação

Na Escola Estadual de Uberlândia (Museu), no Centro, as salas de aula ficaram vazias ao longo do dia. Já na Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos e na José Gomes Junqueira, no Bairro Luizote, os alunos e professores também não compareceram nesta manhã (31) e o expediente será só no período da tarde.

De acordo com a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) Elaine Cristina Ribeiro, a principal reivindicação é salarial. A última proposta do governo, segundo o sindicato, foi de aumento de R$ 160 parcelado em quatro vezes.

A categoria vai apresentar as propostas durante assembleia da categoria em Belo Horizonte, nesta terça-feira (31). Elaine ressaltou que os professores recebem subsídio de R$ 1.455, que soma todos os os vencimentos do servidor estadual durante a carreira. Por isso, querem pedir o teto de pouco mais de R$ 1.900.

Os trabalhadores reivindicam também uma definição sobre a “Lei 100”, legislação que efetivou funcionários não concursados e foi considerada inconstitucional.

O prazo dado pelo Supremo para a exoneração é amanhã, dia 1º de abril. Mas o governo estadual pediu adiamento. “Nós temos pessoas ajustadas que têm capacidade de passar em concurso, mas não têm saúde para assumir o cargo. São muitas pessoas que estão sem saber o que fazer daqui para frente. Então nós queremos que o governo nos dê respostas”, defendeu a sindicalista.

Posicionamento

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que vai acompanhar ao longo do dia a adesão das escolas e servidores à paralisação e um balanço final sobre a adesão da categoria será divulgado no final da tarde.

Sobre as reivindicações da categoria, a SEE informou que foi criado, desde o início do ano, um grupo de trabalho que está discutindo as melhorias da remuneração e das carreiras da educação.

Fonte:  G1 - 31/03/2015