Notícia - Ford e Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo firmam acordo

Os trabalhadores da Ford de São Bernardo aprovaram nesta quinta-feira, 26, em assembleia, a proposta de acordo coletivo negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a empresa. Os principais pontos são a garantia de estabilidade no emprego até abril de 2017, índices de reajuste salarial negociados até 2016 e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) até 2017.

O presidente do Sindicato e trabalhador na Ford, Rafael Marques, ressaltou a importância da aprovação do acordo, no cenário econômico atual: "Essa proposta nos ajuda a atravessar este ano e o próximo, em que o mercado se encontra instável, com garantias aos trabalhadores. A aprovação tira de cena qualquer ameaça de insegurança em relação ao emprego".

O acordo prevê reposição integral da inflação em 2016, incorporada ao salário, mais abono de R$ 1.700,00. O valor foi calculado tendo como parâmetro um aumento real de 2%. Para este ano, o reajuste será convertido em abono, no valor de R$ 8.018,00. Para o cálculo da PLR, o acordo prevê em 2016 o mesmo valor pago em 2015, e para 2017 o mesmo valor corrigido pelo INPC.

PDV

A negociação também prevê o estabelecimento de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), aberto a trabalhadores horistas de toda a fábrica no valor de 83% do salário por ano trabalhado. Para o trabalhador com restrição médica, o valor pago será de 140% do salário por ano trabalhado. Os trabalhadores aposentados - cerca de 80 - serão desligados e receberão o mesmo valor oferecido no PDV.

O acordo ainda prevê a constituição de mesa permanente de negociação para vinda de novos produtos para a planta e a desterceirização de algumas áreas ao longo deste ano. "Nesses próximos dois anos vamos debater com a fábrica a vinda de novos investimentos e produtos. Queremos trazer de volta a produção do segmento de pick-ups e novas versões do New Fiesta", reforçou Marques.


Fonte:  Repórter Diário - 27/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.