Notícia - Professores denunciam infestação de pombos em escola pública no MA

Os prédios onde funcionam a Unidade de Ensino Básico (UEB) Hortência Pinho e Anexo, localizados nas comunidades do Coqueiro e Vila Samara, em São Luís, respectivamente, estão tomados pela infestação de pombos, segundo informações do Sindicato dos Professores (Sindeducação) divulgadas nesta terça-feira (10).

De acordo com o sindicato, as atividades da unidade estão suspensas desde o dia 5 de janeiro. Os professores alegam que a paralisação é uma forma de proteger os funcionários e alunos de possíveis doenças transmitidas pelos animais. Segundo a presidente do sindicato Elisabeth Castelo Branco, o caso nas unidades é preocupante.

"É caso de vigilância sanitária, já ultrapassa os limites de tolerância da categoria. O sindicato vai recorrer às demais esferas públicas para assegurar a saúde dos professores e alunos", avisa a presidente.

A escola atende a aproximadamente de 470 alunos, com três salas destinadas à educação infantil. "Termos crianças em idade de creche submetidas a essa situação é uma verdadeira tragédia", avalia a presidente.

Outros problemas

Para o sindicato, a infestação de pombos está associada a problemas como sujeira, vazamentos e alagamentos, por exemplo. Parte do muro da UEB Hortência Pinho caiu há três semanas e aguarda reparos.

Cardoso disse que pretende solicitar vistoria das unidades de ensino à Promotoria da Educação na companhia do secretário municipal de Educação Geraldo Castro.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disse que os serviços de reparos e manutenção realizados nos prédios escolares da rede municipal contemplam o combate à infestação de pombos e que os problemas serão sanados o mais rápido possível. Leia a íntegra da nota da Prefeitura de São Luís abaixo:

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os serviços de reparos e manutenção realizados nos prédios escolares da rede municipal contemplam o combate à infestação de pombos, e que a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho receberá as melhorias necessárias com a maior brevidade possível. A Semed esclarece ainda que atualmente executa melhorias em 33 unidades de ensino simultaneamente e que tem combatido, com sucesso, situações desse tipo em outras unidades de ensino de São Luís, a exemplo da U.E.B. Ribamar Bogéa, em fase de conclusão dos serviços de manutenção e onde hoje são garantidas as condições de trabalho e aprendizado.

Fonte:  G1 - 11/03/2015