Notícia - GM de São José divulga listagem com 473 funcionários do layoff

A listagem dos 473 funcionários que vão fazer parte do layoff -suspensão de contratos- foi divulgada, nesta quinta-feira (5), entre os trabalhadores da planta da GM (General Motors) de São José dos Campos. A partir de segunda-feira (9) terá início o período do layoff na unidade.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a montadora deve comunicar os trabalhadores sobre o layoff, nesta sexta-feira (6). Os funcionários incluídos na listagem vão ficar afastados por cinco meses das atividades e vão ter três meses de estabilidade no emprego.

De acordo com o secretário do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Carlos Prates, o "Mancha", a decisão por implantar o layoff traz prejuízos aos trabalhadores, com queda nos salários. A previsão inicial era que o número de trabalhadores no layoff poderia chegar a 650.

"A GM anunciou que o número poderia chegar até 650 trabalhadores, dos quais alguns trabalhadores estão afastados do INSS. O sindicato não concorda com esses afastamentos", afirma Mancha.

Crise 

Depois de seis dias de greve na planta da GM de São José, a montadora aceitou proposta no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), para o período do layoff na unidade. A discussão foi parar no Tribunal após o sindicato ser contra a proposta de suspender temporariamente o contrato de 798 funcionários por dois meses e sem a garantia de estabilidade depois deste período.

Segundo Macha, a implantação do layoff afeta diretamente na vida do trabalhador. " Isso é muito ruim para os funcionários, que além de afastados, também tem redução dos rendimentos", destaca.

Procurada pela reportagem, a montadora não se manifestou sobre a suspensão dos contratos.


Fonte:  Moisés Rosa/Meon - 06/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.