Notícia - Sindicato busca reforço policial no ponto onde ônibus foi incendiado

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Rondônia (Sitetuperon), Edilson Pereira, esteve no 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da Zona Leste de Porto Velho, para pedir ao comandante do batalhão que seja reforçado o policiamento no ponto de ônibus do bairro Jardim Santana, onde um ônibus de transporte coletivo foi incendiado, na noite de terça-feira (3).

De acordo com Edilson, a falta de segurança pública assusta os funcionários que trabalham no período noturno. “Estamos realmente numa situação de pânico, o trabalhador não quer mais trabalhar no horário da noite e a gente não sabe o que fazer”, disse.

O motorista de 45 anos, que sofreu o atentado, trabalha há 12 anos no ramo e disse que isso nunca havia acontecido com ele, mas que sempre trabalhou apreensivo. “A gente é vulnerável porque não temos segurança adequada. Eu já sabia que isso poderia acontecer, tanto que quando anunciaram que iam queimar, corri rápido. Se tivesse ficado pra olhar quem era poderia ter me dado mal”, explicou o funcionário.

Em reunião com o tenente coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, o presidente do Sitetuperon fez um apelo pedindo mais segurança na linha do Jardim Santana, ressaltando que, do contrário, os coletivos seriam recolhidos às 19h, evitando risco de novo atentado. “Acabei de ter a confirmação do coronel Almeida. ele disse que vai designar uma viatura ainda nesta quarta, exclusivamente para dar segurança ao trabalhador do transporte pelo período que for necessário”, afirmou Edilson.

O coronel Almeida acredita que o atentado tenha sido em represália ao fechamento de pontos de vendas de drogas do bairro. “Nós apreendemos 19 porções de substâncias entorpecentes, entre outros materiais provenientes de furto e de roubo, e acreditamos que seja uma represália. As providências já estão sendo tomadas”, afirma.

Conforme Almeida, a área em que o 5º batalhão é responsável pela segurança tem baixa incidência de crimes com transportes. “A nossa área não tem muito problema com questão de transportes coletivos. De 48 furtos ou roubos que houveram em transportes no ano passado, só quatro foram na nossa área, e desses nós prendemos dois”, finalizou. 

Incêndio

O ônibus foi incendiado por volta de 23h40 de terça, no bairro Jardim Santana, Zona Leste da capital. Segundo o motorista, tudo aconteceu após o desembarque dos passageiros no terminal. O condutor disse que fazia a manobra do veículo, quando foi surpreendido pelos suspeitos gritando que haviam incendiado o veículo.

O funcionário estava sozinho e conseguiu fugir. A Polícia Civil realizou perícia no local e segue na fase inicial de investigações. Os suspeitos de atearem fogo no transporte coletivo ainda não foram localizados.


Fonte:  Karla Cabral/G1 - 05/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.