Notícia - Metabase completa 70 anos de histórias, lutas e conquistas

Quatro de março de 1945. Nesta data o Sindicato Metabase de Itabira e Região completa 70 anos de existência, de lutas e também de conquistas. Esta entidade, que surgiu em 1945, três anos após a criação da Companhia Vale do Rio Doce, recebeu primeiramente o nome de Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Presidente Vargas. Naquela época a cidade recebeu o nome do presidente da república e só alguns anos depois voltou a se chamar Itabira.

A história do Sindicato Metabase se mistura com a história do sindicalismo brasileiro e também a política. Criado no final do primeiro governo de Getúlio Vargas, o Metabase atravessou toda a segunda república, a ditadura militar e também o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, permanecendo firme até hoje, lutando pelas melhorias nas condições trabalhistas e buscando o aumento dos direitos dos trabalhadores. Em janeiro de 1950, a Associação transformou-se em Sindicato e o primeiro presidente eleito foi José Ponciano Filho. Fato curioso e pouco comum no movimento sindical daquela época foi a presença de uma mulher na diretoria, Rosa Tarbes.

Ao longo destes 70 anos as empresas mineradoras passaram por grandes modificações tecnológicas e o Sindicato Metabase acompanhou toda esta evolução, sem deixar de lado o seu principal objetivo: a valorização da mão de obra e o reconhecimento que é através do suor e do esforço dos trabalhadores brasileiros que se constrói o progresso no país.

O atual presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza, também entrou para a história do sindicalismo local, por ter sido eleito por quatro mandatos consecutivos.

“Estou há 18 anos dentro desta entidade. Não tem como falar da minha vida, sem falar da vida do sindicato, sem falar desta história de lutas e conquistas. Hoje é um dia muito especial para mim, ver o Metabase completar 70 anos é a prova de que o trabalhador brasileiro tem o seu reconhecimento, que o trabalhador brasileiro é realmente o responsável pela construção e desenvolvimento deste país. Não podemos nos esquecer nunca que o trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a dignidade humana, é uma das principais maneiras de acabar com muitas coisas ruins que acontecem em nossa sociedade. Parabéns Sindicato Metabase, por toda esta história de luta e principalmente por todas as conquistas alcançadas.Sou eternamente grato por fazer parte desta história”, afirmou o presidente.

Fonte:  DeFato Online - 04/03/2015