Notícia - Reajustes foram concedidos por Agnelo Queiroz

Os sindicatos de 31 categorias do serviço público do Distrito Federal preparam ações diante da ameaça de suspensão dos reajustes salariais concedidos no ano passado, durante a gestão Agnelo Queiroz. Com dinheiro limitado em caixa, a equipe econômica de Rollemberg expôs a dificuldade de cumprir com os aumentos salariais.

Na semana passada, O Ministério Público do Distrito Federal entrou com ação na justiça contra 33 leis, que concedem reajustes salariais a servidores públicos do DF. A Ação considera as leis inconstitucionais porque podem ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal com gasto de pessoal. A justiça ainda não se manifestou sobre o pedido.

O MP observa que, em janeiro, o limites prudencial da LRF foi ultrapassado. Além disso, o orçamento aprovado na Câmara Legislativa sobre apenas 15% do total de reajustes concedidos. Apesar de esclarecer que a ação não impede os reajustes, sindicatos preparam mobilizações.

O Sindser (Sindicato dos Servidores Públicos do Distrito Federal) vai acionar a justiça para tentar reverter qualquer decisão neste sentido. Em nota, o sindicato critica a atual gestão.

— O governo Rollemberg quer economizar em cima dos servidores do GDF, criando um clima de terror e insegurança para as categorias que tiveram reajustes em seus salários ou vencimentos, e que ainda tem parcelas do reajuste para 2015.

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal vai discutir a questão em assembleia no próximo dia. Segundo as regras da reestruturação da carreira da categoria, este ano, os professores devem receber reajustes entre &% e 8% em março e em setembro.

Os valores adicionais devem constar da folha de pagamento de abril, mas a presidente da entidade, Rosilene Corrêa, afirma que não houve sinalização do governo sobre o tema.

— Até agora não houve nenhuma discussão sobre o assunto. O Ministério Público entrou com ação, mas não houve liminar, então a lei continua valendo. Nós vamos discutir essa questão e esperar um posicionamento.

Rosilene Corrêa reitera que, se o GDF não cumprir com os reajustes, há grande possibilidade de greve da categoria.

— Eu acho pouco provável que a categoria aceite isso como resposta.

O Sindicato dos Servidores Público também trabalha com a grande possibilidade de paralisação geral.

— Não haverá trégua em nossa luta em defesa dos direitos e conquistas das categorias representadas pelo Sindser, diz nota.

Apesar da ação, o MP esclarece que não há impedimento para a concessão de reajustes e sim recomendação sobre os limites da LRF e apontamento de recursos para o pagamentos dos aumentos salariais.

Fonte:  R7 - 04/03/2015