Notícia - Sindicato afirma que greve da polícia civil irá continuar mesmo com liminar

Após liminar que determinou ilegal a greve da polícia civil no Tocantinsna tarde desta terça-feira (3), o sindicato informou que ainda não foi notificado sobre a decisão do Tribunal de Justiça e desta forma a greve irá continuar.

Em reunião realizado na tarde desta terça-feira (3) entre governo e a categoria na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO) em Palmas durou cerca de duas horas e terminou sem acordo. Segundo a OAB que tem mediado as reuniões, o governo apenas vai negociar com os policiais depois que reduzir as despesas e aumentar a receita do estado.

O Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol) afirmou que apesar da abertura de diálogo com governo com intermediação da OAB não foi apresentada nenhuma proposta concreta para a categoria. Ainda conforme o Sinpol, enquanto não houver uma proposta clara por parte do governo que seja aceita pelos policiais civis, a greve dos cerca de 1.300 policiais civis irá prosseguir.

Conforme o representante grevista, Paulo Sousa, a categoria segue com a paralisção até surgir uma proposta do governo. "Só quem tem o poder de acabar o movimento grevista é o governador através de uma proposta decente para a categoria", afirma.

Entenda o caso

Uma liminar determinando a suspensão da greve da polícia civil e considerando a ação ilegal foi concedida no início da tarde desta terça-feira (3) pelo Tribunal de Justiça. A decisão foi da desembargadora Maysa Vendramini Rosal que determinou um prazo de seis horas para que decisão seja cumprida.

Segundo a liminar, também foi arbitrada multa de R$ 50 mil por dia para desobediência com limite de R$ 1 milhão e autoriza que a Polícia Militar ingresse no interior de todas as unidades prisionais, com a finalidade específica de realização de revistas e se houver a necessidade, para o restabelecimento da ordem pública, no caso de sua violação.

Em nota, o governo do Tocantins afirma que mesmo com a decisão da justiça de considerar a greve dos policiais civis ilegal está a disposição para dar continuidade ao diálogo com a categoria. O governador Marcelo Miranda (PMDB) determinou que seja reconheçida a legitimidade da OAB Tocantins para mediar o entendimento com os representantes dos policiais civis e garante que todos os esforços estarão sendo feitos para resolver os impasses.

Fonte:  G1 - 04/03/2015