Notícia - TJ-PI oferece novo reajuste de 9% e greve na Justiça pode acabar

A nova proposta conciliatória que propõe o reajuste de 9% no salário dos servidores da justiça do Piauí pode por fim à greve no órgão que completou uma semana em todo o estado. O novo reajuste foi apresentado nesta terça-feira (3) pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins da corregedoria geral do Tribunal de Justiça (TJ) do Piauí. O Sindicato dos servidores da justiça informou que o fim da greve só será definido nesta quarta (4), depois que a categoria se reunir.

O corregedor do TJ apresentou a proposta de 9% para os servidores da Justiça estadual e confirmou que, caso a proposta seja aceita pela categoria, o aumento passa a vigorar a partir de 5 de maio. Ainda segundo ele, a greve no setor judiciário prejudica o cidadão, que fica com suas audiências suspensas.

"Eu busquei uma negociação, junto com a juíza auxiliar do presidente do TJ, Melissa Pessoa, e apresentei uma proposta alternativa de 9%. Tanto o presidente do sindicato dos servidores, Carlos Eugênio, quanto o dos oficiais de Jutiça, Maércio Maia, concordaram com a proposta. Será realizada uma assembleia na manhã desta quarta-feira (3) para sacramentar o fim do movimento e, talvez, amanhã mesmo a Justiça volte a funcionar normalmente", contou.

De acordo com o presidente do sindicato dos trabalhadores da Justiça, Carlos Eugênio, o sindicato só irá se posicionar sobre a proposta de reajuste em 9% depois que a categoria se reunir. “Houve um avanço na proposta de reajuste feito pelo TJ e a decisão só será tomada depois que a categoria se reunir nesta quarta em assembleia, para avaliar se a nova proposta. Se por acaso a categoria assim entender que deva continuar a greve, ela deve continuar”, contou.

Segundo a funcionária do TJ Marinalva Santana, há uma divisão entre os servidores da justiça. Ela acredita que muitos estão a favor da aprovação do reajuste em 9%, mas contou que os 10% exigidos pela maioria da categoria está dentro da lei orçamentária e que devem ser cumpridos.

"O reajuste de 10% está dentro da lei orçamentária para esse ano e o que nós queremos é que o judiciário faça a sua parte e cumpra com o que foi estabelecido como meta para esse ano em relação ao salário do servidor do judiciário. A missão da Justiça é garantir a prestação jurisdicional para atender nas necessidades da sociedade e não cumprir o dever dentro de casa, perde-se a legitimidade", contou.


Fonte:  G1 - 04/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.