Notícia - Presidenta de sindicato dos bancários defende mais controle contra sonegação

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, que falou ontem (2) ao programa Entrevista FPA, produzido pela Fundação Perseu Abramo e veiculado na TVT, o caso das contas secretas no banco HSBC na Suíça denuncia que falta controle e regulamentação ao sistema financeiro no Brasil e no mundo.

Tratando do escândalo do HSBC, que envolve suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação de impostos, a presidenta cobrou a criação de mecanismos de fiscalização sobre as movimentações bancárias, mas alertou que qualquer medida nesse sentido sofre resistência. "São pessoas que têm muito dinheiro, muita riqueza, muito poder e vão brigar pelos seus interesses para que isso não aconteça".

Juvandia chamou a atenção, ainda, para a influência do poder financeiro na política e a necessidade de reforma do sistema político, em especial, do modelo de financiamento de campanhas: "Por isso que é tão ruim a gente ter um Congresso Nacional financiado pelas grandes empresas e que fica na mão desses interesses; teria que ter financiamento público de campanhas para que o interesse do povo prevalecesse".

O processo de reforma política também encontra resistência, segundo a presidenta do sindicato, que aposta na mobilização popular para resgatar a política do sequestro dos grandes interesses privados. "É só o povo cobrando as mudanças para que, de fato, elas possam acontecer."


Fonte:  RBA - 03/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.