Notícia - Sindicato aciona Justiça para reverter demissão em massa

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região está ajuizando ação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região para reverter a demissão em massa dos trabalhadores do setor de distribuição e entrega da empresa Sorocaba Refrescos S.A., que fabrica e distribui os produtos da Coca-Cola na região de Sorocaba.

A audiência de tentativa de conciliação realizada nesta sexta (27) no Ministério Público do Trabalho (MPT) não resultou em acordo. Na audiência mediada pela procuradora Ana Carolina Marinelli Martins estavam presentes representantes do Sindicato, da Sorocaba Refrescos e da empresa Master Cargas Ltda., esta última, a empresa contratada pela Sorocaba Refrescos para realizar o serviço de distribuição e entrega.

O Sindicato reafirmou a proposta de suspensão das demissões para início de negociação com a empresa, visto que demissão em massa sem prévia negociação com entidade sindical é considerada ilegal segundo decisões do Tribunal Superior do Trabalho.

A Sorocaba Refrescos não aceitou a proposta do Sindicato. Quando questionada sobre o aproveitamento do pessoal demitido, a Master Cargas afirmou entender que é de sua prerrogativa a contratação de pessoal.

Protesto irá continuar

Em assembleia realizada pelo Sindicato com os trabalhadores na tarde de hoje ficou definido que o protesto contra a demissão dos 217 motoristas e entregadores irá continuar e ampliar. Os trabalhadores permanecerão nas entradas da Sorocaba Refrescos sem impedir a livre circulação pelas vias e o acesso à empresa.

A Polícia Militar esteve no local para acompanhar a entrada de carretas na empresa e, após constatar a regularidade do protesto, se retirou do local.

Fonte:  Fabiana Caramez/Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região - 02/03/2015