Notícia - Bancários do HSBC cobram transparência e não querem ser afetados por escândalo

Os bancários do HSBC no Brasil esperam que o esquema de corrupção e sonegação envolvendo contas secretas na Suíça seja esclarecido e que os culpados, e não os trabalhadores, sejam punidos. Funcionários ouvidos pela equipe do Seu Jornal, da TVT, relatam "não haver surpresas" nesse fato.

A bancária Liliane Fiúza afirma que o banco vem sendo constantemente condenado, em diversos países, "por associação ou facilitação" em "transações internacionais irregulares".

Na última quinta-feira (26), o Senado recebeu pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso que envolve cerca de 6.600 contas de brasileiros. O requerimento foi proposto pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e não conta com a assinatura de nenhum nome do PSDB.

A secretária-geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, revela que é dever dos bancários relatar e denunciar possíveis fraudes nos bancos, obrigação que consta do código de ética da categoria, mas que muitos são demitidos ao fazer isso, e que as práticas irregulares só acontecem com a participação de superintendentes e diretores.

Já Liliane afirma que o princípio de transparência deve valer dos mais baixos aos mais altos escalões do banco: “Essa é sempre uma questão que a gente cobra do banco, que a transparência não seja só para o trabalhador comum", e ainda se mostra preocupada para que as manchas na imagem da instituição não prejudiquem o trabalhador, "que é quem, no dia a dia, gera a lucro para a empresa".


Fonte:  RBA - 02/03/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.