Notícia - Servidores do Detran/MT fazem greve e cobram realização de concurso

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran MT) cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (2) em todo o estado. A paralisação é para forçar um posicionamento do Governo, sobre edital de concurso já elaborado.

A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT), Daiane Renner disse que o governo quer ganhar tempo criando uma comissão para analisar a proposta de um novo edital. “Convidar representantes dos servidores para refazer todos os procedimentos relativos ao concurso público; com nova comissão, novos estudos e nova elaboração de edital, é uma maneira de ganhar tempo e não de resolver o impasse, visto que o edital já está pronto desde 2014”, disse a representante sindical.

Segundo Renner a comissão formada por técnicos da Secretaria de Administração (SAD) e do Detran, contou com a participação do Sindicato, que trabalhou mais de um ano para preencher todos os requisitos e realizar todos as etapas legais do processo. “Inclusive a própria Auditoria Geral do Estado analisou e homologou parecer de conformidade e legalidade do edital”, explicou Renner.

Outro Lado

Por meio de nota, o Governo do Estado convidou os representantes sindicais a elaborarem uma comissão para analise do edital e participarem de uma Comissão de Estudos Técnicos que construirá um novo edital para o concurso público da categoria.

A comissão deverá, segundo o ofício enviado ao Sinetran, contar com membros da diretoria do Detran-MT, secretarias de Segurança Pública e de Gestão e do próprio Sinetran-MT. Ainda conforme a nota, nesta semana, reuniões devem ser marcadas para discutir os termos constitucionais, financeiros e legais para a elaboração, em conjunto, do edital do concurso.

Funcionamento

O Sinetran informa que será mantido os 30% conforme exige a legislação. A greve começou hoje (02) a partir das 8h nas guaritas do Detran. Cerca de 750 servidores irão revezar para cumprir a meta legal, por tempo indeterminado. O sindicato declarou ainda que caso o governo faça uma proposta para reabrir o diálogo, os servidores podem ainda suspender o movimento.

Fonte:  Ulisses Lalio/Circuito Mato Grosso - 02/03/2015