Notícia - Trabalhadores da Alimentação fazem ato contra morte de funcionário em frigorífico da JBS

Em protesto contra a morte do mecânico de manutenção Alexandre Oliveira e Silva, no frigorífico da JBS, em Lins, trabalhadores do grupo da Alimentação do Estado de São Paulo realizaram manifestação em frente a empresa ontem (26), em Lins  e hoje (27), em Andradina. “O trabalhador sai de casa para o trabalho deixa os filhos dormindo e depois não retorna. Como ficam estas crianças sem o pai?”, declara Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de S. Paulo).

“Além de protestar, explicamos aos trabalhadores que eles precisam trabalhar  usando equipamentos de proteção e adotando todo os procedimentos de prevenção”, destaca Dulce Helena Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Araçatuba. As cidades de Lins e Andradina estão incluídas nas bases de seu sindicato.

No boletim entregue aos trabalhadores, a Fetiasp e os sindicatos lembram que as grandes empresas receberam ajuda financeira do Banco Nacional do Desenvolvimento Social e Econômico – BNDES, mas o tratamento dispensado aos trabalhadores fica aquém do necessário e é nesse segmento que ocorrem muitos acidentes, às vezes fatais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, da qual a Fetiasp é  filiada lançou para 2015 a Campanha a Favor da Vida e da Segurança dos Trabalhadores,  com abrangência nacional, iniciando-se no Estado de São Paulo sob a coordenação desta Federação. “Promoveremos manifestação à porta das plantas dos grupos industriais localizadas na região”, declara Araújo. Na 2ª feira, será realizada manifestação em Barretos; na 3ª feira, na cidade de Epitácio e, na 4ª feira em Jaguariúna e Itapira.

Seminário

O tema será debatido entre os dias 16 e 19 de março, na cidade Omaha, no Estado de Nebraska (EUA), em seminário que será realizado na central sindical americana UFCW. O representante da Fetiasp será Ovídio Garcia Fernandes, secretário de Finanças da Fetiasp.

Fonte:  Imprensa Fetiasp - 27/02/2015