Notícia - Relator da reforma política lista temas que vai incluir em seu relatório

O relator da comissão especial da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), anunciou que o primeiro ponto a defender no relatório será a mudança do sistema eleitoral.

Em entrevista à TV Câmara, nesta quarta-feira, o relator listou os pontos que vai propor:

- o fim das coligações proporcionais;

- o fim da reeleição;

- mandato de cinco anos, inclusive para senadores;

- suplência de senadores com os mais votados nos estados;

- coincidência de todas as eleições;

- cláusula de barreiras, para que os partidos só tenham representação na Câmara se tiverem um mínimo desempenho nas urnas;
- criação de federações partidárias para dar um prazo para os partidos se organizarem; 

- redução do prazo entre a filiação partidária e a candidatura, de um ano para seis meses.

Campanhas eleitorais


O relator criticou o número de campanhas que os partidos são obrigados a fazer para preencher as vagas no Parlamento. “São mais de 6 mil para deputado federal e 14 mil para deputados estaduais. É por isso que as campanhas são tão caras para os partidos”.

Castro quer combinar os sistemas eleitorais majoritário distrital e o proporcional de lista fechada, onde parte dos deputado seriam eleitos por cada um desses sistemas.

Ele explicou que, com a lista fechada, o eleitor pode se identificar mais com as bandeiras dos partidos. “Na democracia representativa, o eleito tem de ter passado pelas urnas, tem de ter voto.” O relator acredita que com essa medida, as manifestações não poderão mais dizer "Ele não me representa".


Fonte:  Agência Câmara Notícias - 26/02/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.