Notícia - Após reunião, greve dos servidores públicos é mantida em Santa Isabel

Após uma reunião no fim da tarde desta quarta-feira (25), funcionários da Prefeitura de Santa Isabel decidiram manter a greve que começou na terça-feira (24) por causa da suspensão do pagamento do vale-refeição de R$ 100. Tanto a administração municipal quanto o Sindicato dos Servidores Municipais de Arujá e Região (Sindismar) explicaram ao G1 que decidiram recorrer à Justiça do Trabalho. Uma audiência de conciliação está marcada para esta quinta-feira (26), às 15h.

Não houve acordo na reunião realizada às 17h desta quarta. A Prefeitura afirmou que a paralisação afeta serviços públicos, principalmente a limpeza urbana. A administração municipal não divulgou levantamento do número de funcionários que aderiram à paralisação. Já o sindicato, afirmou que nesta quarta-feira 500 trabalhadores haviam assinado a lista de presença da greve. "O número é flutuante. Por exemplo, temos professores que trabalham só meio período e não estão com a gente aqui no momento, mas cerca de 450 pessoas já passaram por aqui”, explica o presidente do sindicato, Miguel Ângelo Latini.

Na manhã desta terça-feira, quando a greve começou, cerca de 300 funcionários públicos se reuniram em uma praça em frente ao gabinete do prefeito Gabriel Bina. O vale-refeição começou a ser pago depois de um acordo entre o sindicato e a Prefeitura em 2013. O benefício teria validade de um ano e depois seria passível de negociação. Mas os trabalhadores afirmam que o prefeito recusou o pedido de aumento do vale e o eliminou da folha de pagamento. “O sindicato também está aberto para negociações.

Reflexos

Enquanto a greve segue por prazo indeterminado, moradores, como Érick de Araújo, tiveram que encontrar alternativas para deixar os filhos que estão sem aula. "Eu precisei trazer meu filho de 10 anos para o serviço comigo. Falei com o meu chefe porque não tinha com quem deixar. A minha menina de 5 anos também está sem aula e ficou com a tia," conta acrescentando que filhos são alunos da Escola Municipal Ferreira de Godói.

Já a aposentada Maria de Lourdes conta que conseguiu ser atendida no Pronto Atendimento. "Foi rapidinho, eu consegui marcar ortopedista e vascular."

Fonte:  G1 - 26/02/2015