Notícia - Servidores de Caracaraí, Sul de RR, denunciam demissão de concursados

Cerca de 50 servidores concursados de Caracaraí, no Sul de Roraima, foram exonerados, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município, Rosivaldo Prado. Conforme a denúncia feita ao G1 nesta segunda-feira (9), as exonerações ocorreram na última semana.

O presidente do Sindicato diz que na lista de exonerados, divulgada na quarta-feira (4), há técnicos em radiologia, enfermagem e auxiliares. Após a saída deles, conforme Prado, os três postos de saúde da cidade ficaram sem funcionários e tiveram de mudar os horários de atendimento à população.

"Antes do desligamento deles, os postos abriam às 7h30 e fechavam às 17h30. Agora, estão abrindo às 8h, fechando às 11h e em alguns dias não abrem durante às tardes por causa da falta de servidores", relatou Prado, acrescentando que a prefeitura não deu explicações sobre o ato das exonerações.

Ao G1, um dos servidores exonerados relatou que as demissões deveriam ter sido feitas em resposta a uma recomendação do Ministério Público de Roraima (MPRR) que pediu a saída de funcionários com acúmulo de cargos. Porém, segundo ele, apenas os concursados saíram da Saúde, e os comissionados que têm acúmulo de cargos foram mantidos em suas funções.

"Nós temos mais de um cargo, mas como trabalhamos por plantão, não há prejuízo em nenhum deles. Além disso, há comissionados que estão na mesma situação [com acúmulo de cargos] e o mais estranho é que eles não foram exonerados. Ou seja, o ato do prefeito [Enildo Júnior (PSC)] não corresponde à recomendação do MP", relatou.

Atraso de salários

Ainda conforme denúncia do sindicato, os servidores municipais da cidade estão com os salários de fevereiro atrasados. O pagamento até o quinto dia útil de cada mês havia sido acordado entre a prefeitura e os funcionários após uma greve, realizada setembro de 2014.

Prefeitura


Procurado pela reportagem, o chefe do gabinete do prefeito, Fernando Marques, informou que as demissões atendem a uma recomendação do MP e foram feitas com base em listas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU).

"Abrimos uma comissão e cruzamos essas listas com a dos servidores do município e pedimos explicações de cada um deles. Todos apresentaram documentos e apenas aqueles casos comprovados de funcionários que estavam com acúmulo de cargos foram exonerados", pontuou Marques.


Fonte:  Emily Costa/G1 - 09/02/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.