Notícia - SE: Servidores denunciam desvio de função no Ceac

Os servidores dos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac) voltaram a reclamar das condições de trabalho e acusar desvio de função no local. A denúncia é referente à situação de oficiais administrativos dos Ceacs que estariam desenvolvendo atividades que não os pertencem e sem o aditivo salarial adequado para tais funções. As acusações dos servidores estão sendo amparadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase), que ameaça interceder judicialmente caso a situação não seja revertida.

O Sintrase se reuniu com os oficiais administrativos dos Ceacs para discutir novamente a situação dos trabalhadores. O presidente do Sintrase, Waldir Rodrigues, fala que há anos existe uma tentativa do sindicato de discutir com o governo a questão do desvio de função no Ceac. “A reunião foi mais um debate a respeito dessa questão que já discutimos com o governo há cinco anos”, falou o presidente.

Waldir Rodrigues fala que existem diferenças salariais para servidores que desempenham as mesmas funções. Um dos casos que chama mais atenção, de acordo com o presidente do sindicato, é o daqueles que trabalham com papiloscopia, ou seja, pegando as impressões digitais dos que comparecem ao Ceac para retirar documento de identidade.

“Na Secretaria de Segurança Pública (SSP), quem pega as digitais tem uma especialização nisso. Lá na SSP, quem faz isso ganha quatro vezes mais do que o servidor do Ceac, que faz a mesma coisa. Então, fica claro que existe, sim, uma diferença”, disse.

O presidente do Sintrase fala que haverá abertura de processo judicial para tratar do assunto. “Estamos colocando nosso advogado à disposição. Os que estiverem a fim disso podem nos procurar. E o estado também pode nos procurar para fazer acordos”, falou.

Seplag

Através de nota, a Seplag prestou esclarecimentos ao Portal Infonet acerca das denúncias. Segue abaixo, a nota na íntegra enviada pela assessoria de comunicação:

"Com relação aos questionamentos, a Seplag, através da Superintendência de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (SUMOG), responsável pelo gerenciamento dos Ceacs, informa que desconhece casos de servidores que atuem na mesma função com desigualdades salariais, e pede que, se o Sindicato tiver conhecimento de algum caso, o encaminhe para que a Seplag tome conhecimento e tome as medidas necessárias.

A Seplag informa ainda que mantém diálogo sempre aberto com os sindicatos, inclusive com o Sintrase, e que foi marcada um reunião para a próxima semana, na qual, sindicato e Governo discutirão esses e outros temas referentes a vida funcional dos servidores dos Ceacs".


Fonte:  Helena Sader e Verlane Estácio/Infonet - 29/01/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.