Notícia - Após paralisação, funcionários das empresas aceitam nova proposta dos patrões

Após negociações, protestos e paralisações nos aeroportos, os aeronautas e aeroviários aceitaram, nesta terça-feira (27), a proposta dos patrões e colocaram um ponto final na campanha salarial, que durou quatro meses .

Os aeronautas e os aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre, Campinas e dos 22 Estados da base do Sindicato Nacional dos Aeroviários aprovaram a proposta de acordo mediada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) entre a Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), os sindicatos e as empresas aéreas. 

A proposta foi formulada na última sexta-feira (23) pelo vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Filho, em audiência de conciliação. 

A assinatura da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), 2014/2015, entre a Fentac, os sindicatos filiados e o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) será na quinta-feira (29), às 14h30, na sede da entidade, em São Paulo.

O acordo determina reajuste salarial de 7% retroativo à data-base das categorias (1º de dezembro), respeitando o teto de R$ 10 mil para aeroviários; 8,5% de reajuste no vale-alimentação, vale-refeição de aeroviários e nas diárias de aeronautas, além de um reajuste no teto do vale-alimentação no valor de R$ 4.000 — esses reajustes entrarão em vigor a partir de 1º de fevereiro.

Para o presidente da Fentac, Sergio Dias, os trabalhadores na aviação demonstraram maturidade.

— Teremos a oportunidade de debater e aprofundar algumas reivindicações importantes, como a questão das folgas e o piso de agente de check-in, nas comissões propostas pelo Tribunal.


Fonte:  R7 - 29/01/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.