Notícia - Federação dos Comerciários do RS debate perspectivas para os trabalhadores e confirma adesão a mobilizações

Na manhã desta quinta-feira (22/1), a Fetracos realizou reunião com os dirigentes dos sindicatos filiados para debater a pauta da federação e as perspectivas com os governos empossados neste início de 2015. Reunidos na sede da Força Sindical, os sindicalista deliberaram sobre as dificuldades que serão enfrentadas no mundo do trabalho a partir deste ano e já confirmaram a adesão ao calendário de mobilizações contra as últimas medidas tomadas pelo governo, como as impopulares Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram acesso dos trabalhadores a benefícios.

Os trabalhadores devem ir às ruas em protesto na próxima quarta-feira (28). O ato, batizado como mais uma edição do "Dia Nacional de Luta", acontecerá simultaneamente em diversas capitais brasileiras. A Fetracos confirmou presença na mobilização em Porto Alegre, que terá concentração a partir das 9h30min, em frente à sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS). Outros eventos importantes que tiveram adesão dos dirigentes na reunião foram o ato unitário das centrais no dia 26 de fevereiro, em São Paulo, e o Fórum Unificado de Comerciários do Brasil, que está previsto para os dias 8 e 9 de abril, também na capital paulista.

Para o presidente em exercício da Fetracos, Dionisio Mazui, o ano será "efetivamente difícil", tendo à frente um governo federal que "está fazendo o que disse que o oponente iria fazer caso fosse eleito". "A ação do governo focou em controlar e regular benefícios, que são importantes para os pequenos, mas não fez esforço no sentido de controlar e taxar as grandes fortunas. Não tivemos, nos últimos anos, um governo tão voltado a atender o sistema financeiro internacional como este", avaliou.

Apesar das perspectivas de um ano de diálogo difícil entre os trabalhadores e o governo federal, esforços para criar espaços neste sentido já estão sendo feitos aqui no Estado. Segundo Mazui, o pedido de reunião foi atendido prontamente pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e a primeira reunião entre o novo governo e as centrais deve ocorrer em breve.

O piso regional também foi um dos principais temas do encontro. Mazui relatou a reunião realizada ontem, com o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel, que declarou, em nome da PGE, a constitucionalidade do reajuste de 16% do mínimo regional. Segundo o representante, o recurso contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), deve ser enviado ao Poder Judiciário na próxima semana.

A Assessoria jurídica da Fetracos também participou do encontro nesta quinta-feira, prestando orientações e tirando dúvidas dos sindicatos. Pontos referentes a publicação de editais, eleições, prestação de contas, dissídio e acordo coletivo foram esclarecidos pela Dra. Carmen Pinto. A próxima reunião da Fetracos está prevista para o dia 10 de fevereiro.


Fonte:  Força Sindical - 23/01/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.