Notícia - Aeronautas e aeroviários ameaçam deflagrar greve nacional hoje

Curtir o carnaval em Salvador este ano pode ficar ainda mais complicado. Os aeronautas e aeroviários de todo o país podem deflagrar greve nacional ainda hoje (23). O movimento conta com a adesão dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil.

Os trabalhadores pedem um reajuste de 8,5% nos salário, criação de um piso para profissionais de check-in, ampliação do auxilio creche, entre outras solicitações. “Queremos nossos direitos respeitados. Buscamos também o reajuste do vale alimentação e kit maquiagem para as aeroviárias,” explicou André Silva, diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Durante as rodadas de negociação, as empresas propuseram um reajuste de 6,5% de reposição nos salários e 8% nos vales alimentação e refeição, o que foi rejeitado pelos trabalhadores. A decisão por uma greve, já tinha sido tomada, quando uma deliberação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou multa diária de R$ 100 mil aos sindicatos que organizam a greve, o que freou o movimento, que preferiu realizar a chamada “Operação Tartaruga”, provocando atrasos nos voos em diversas partes do país, desde ontem (22).

Na tarde de hoje (23), será realizada uma audiência de conciliação promovida pelo TST, em Brasília, com representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA) e sindicatos grevistas, caso os pedidos do sindicato não sejam atendidos, a categoria garante, haverá greve. “Caso nossas solicitações não sejam atendidas na reunião de hoje à tarde, sairemos do tribunal diretamente para assembleia, onde vamos pedir pela deflagração da greve. A greve nos aeroportos pode começar ainda hoje,” garante Silva.

Operação tartaruga

Os efeitos de uma possível greve já estão sendo sentidos desde a manhã de ontem (22), na capital baiana. A primeira paralisação aconteceu as 06:00 de quinta-feira,  e teve  duração de uma hora. De acordo com dados divulgados no site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), durante o período da manhã, oito voos sofreram atrasos e um foi cancelado no aeroporto de Salvador. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários, os atrasos têm ligação direta com o movimento, já a Infraero, garante que o movimento continuou normal no aeroporto Luis Eduardo Magalhães.

As manifestações ocorreram também nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, Guarulhos, na Grande São Paulo, além dos aeroportos de Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim, ambos no Rio de Janeiro. Até ás 12h de ontem (22), dos 1.028 voos domésticos programados, 204 (19,8%) estavam atrasados e 84 (8,2%) foram cancelados, são dados nacionais da Infraero. O Sindicato Nacional dos Aeroviários garantiu que a operação tartaruga continuara acontecendo nos aeroportos do país, sempre no primeiro horário da manhã. 

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que continua mobilizada, monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações. O órgão informou ainda que fiscalizará a prestação de assistência aos passageiros pelas companhias aéreas.

“Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor”, diz o comunicado.  


Fonte:  Chayenne Guerreiro/Tribuna da Bahia - 23/01/2015


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.