Notícia - Seeb-SE faz a defesa da Caixa Econômica em Aracaju

O Seeb-SE (Sindicato dos Bancários de Sergipe) e a CTB-SE realizaram em Aracaju a manifestação nacional em defesa do papel social da Caixa Econômica Federal (CEF). O ato denunciou os riscos de retrocessos sociais com a possível abertura do capital do banco federal. Denominado "Caixa: 100% pública", a manifestação aconteceu nessa terça-feira (20), às 8h, em frente à Agência Serigy, no Calçadão João Pessoa.

Segundo a presidenta do Seeb-BE, Ivânia Pereira, em todo o país, os sindicatos e federações de bancários e as centrais sindicais temem a redução do papel social da Caixa, e que seja transformada em uma empresa de economia mista.

"Defendemos a manutenção da missão da Caixa enquanto fomentadora do desenvolvimento econômico e social do país. Nos últimos anos, a Caixa cumpriu papel destacado no desenvolvimento de políticas públicas de distribuição de renda e inclusão. No acesso à moradia, somente o Programa Minha Casa, Minha Vida beneficiou mais de seis milhões de brasileiros", destaca a presidenta.

"O anúncio da abertura do capital da instituição foi um ato covarde da presidenta Dilma. A Caixa é o principal agente de políticas públicas do Estado brasileiro", afirmou o vice-presidente da CTB-SE, Waldir Rodrigues. O cetebista estava acompanhado de representantes dos Sintrase (Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços Públicos) e dos Si ntasa (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde), respectivamente Elma Andrade e Augusto Couto.

Para o diretor de Saúde do Seeb-SE e funcionários da CEF, Evilásio Félix o momento é crítico. "Nesses 154 anos de existência, a Caixa nunca sofreu investida no sentido de deixar de ser banco 100% público e ter o seu capital aberto", afirma o sindicalista.

Sergipe

A Caixa completará 154 anos. É um banco 100% público com um volume de ativos totais que ultrapassa R$ 1 trilhão. O banco tem 3.362 agências espalhadas por todo o Brasil.

Em Sergipe, A Caixa tem 42 agências e mais de 100 empregados. Nos últimos três anos, a Caixa ampliou significativamente seu papel social em Sergipe, inaugurando 17 agências: Aracaju (quatro), Boquim, Capela, Carira, Canindé do São Francisco, Itabaiana, Itabaianinha, Neópolis, Nossa Senhora das Dores Poço Verde, Ribeirópolis, Salgado e Umbaúba.

Unidade

Um dia antes do ato em defesa da Caixa, na segunda-feira (19), a diretoria executiva do Seeb-SE recebeu a visita de apoio e solidariedade dos presidentes da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa) e da AGECEF (Associação dos Gestores da CEF), respectivamente Cely Cristina Nascimento e Cláudio Cerqueira. As lideranças reafirmaram a necessidade da unificação da luta pela manutenção do papel social do banco.

Fonte:  Déa Jacobina/SEEB-SE - 21/01/2015