Notícia - Salários de servidores de Caracaraí estão atrasados, denuncia sindicato

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Caracaraí, localizado a mais de 140 quilômetros de Boa Vista, reclamam de salários atrasados há 18 dias. Segundo Rosivaldo Brito, um acordo feito com a prefeitura não está sendo cumprido e as categorias temem não receber o pagamento deste mês.

Conforme Prado, o primeiro item do acordo entre o sindicato e a administração  se refere ao pagamento dos salários de novembro e dezembro.

"Ficou acertado que a administração pagaria até o dia 10 de cada mês, entretanto, isso não foi cumprido. Nós procuramos o prefeito [Enildo Júnior (PSC)] e, segundo ele, o pagamento sai até o dia 30 [de dezembro], mas não acreditamos nisso, pois é o último repasse do governo federal e ainda temos o recesso da prefeitura. Com isso, podemos ficar até dois meses com salários atrasados", afirma.

Rosivaldo Brito afirma ainda que os atrasos estão acontecendo há vários meses. "Já fizemos paralisação, greve, e nada foi resolvido. Devido à última [greve], os servidores estão sendo perseguidos, remanejados sem nenhuma explicação. Há funcionários de férias e de licença que estão sendo transferidos sem saberem o motivo", denuncia.

De acordo com o Sindicato, entre concursados, comissionados e contratados há 1,6 mil servidores. Os da Educação e Saúde têm repasse próprio. "Não sabemos por que o prefeito não tem pagado os salários, tendo em vista que os repasses não falham. Todas as categorias estão sofrendo com os atrasos", assegura.

Reunião extraordinária

Os sindicalistas entregaram ao G1 a cópia de uma ata de reunião extraordinária ocorrida no dia 13 de outubro deste ano na Câmara Municipal de Caracaraí. De acordo com o documento, que elenca 19 itens tratados com o prefeito Enildo Júnior, o Sindicato dos Servidores Públicos, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), vereadores e todos os secretários municipais, ficou decidido que o pagamento dos servidores seria feito até o dia 10, referente aos meses de novembro e dezembro, e até o quinto dia útill de cada mês a partir do exercício de 2015.

O documento, com várias assinaturas, incluindo a do prefeito, trata ainda de pagamentos de retroativos, atualização de progressão, plano de educação, implantação do Portal da Transparência, merenda e material escolar, reforma do hospital e até instalação de centrais de ar-condicionado em escolas do município a partir de 1º de janeiro de 2015.

Programação

O sindicalista afirma que, caso os pagamentos continuem atrasados, há uma programação de reivindicações para 2015.

"Caso o prefeito não cumpra o pagamento até o quinto dia útil de cada mês conforme manda a lei, vamos fazer paralisações, manifestações, podendo até chegar a uma greve. Na nossa pauta de reivindicações, temos 18 itens, entre pagamentos de progressões, atualização dos planos de cargos e salários, perda de retroativo do quinquênio dos servidores, além da falta de materiais escolar e didático", promete Rosivaldo Brito.

Robson Avelino, presidente do Sindicato dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado de Roraima, reforça as denúncias de Rosivaldo Brito. Ele reclama que, embora o prefeito de Caracaraí tenha antecipado o décimo terceiro, não há previsão para o pagamento dos salários.

"Ele diz que vai pagar dia 30, mas a gente sabe que não vai conseguir. Nós somos condutores de ambulância pagos pela prefeitura. Nos unimos para tentar negociar com o executivo municipal, mas ele não tem feito nada. Os trabalhadores cobram do Sindicato uma atitude, pois eles nem acreditam mais no prefeito", lamenta.

Prefeito nega denúncias

De acordo com o prefeito, Enildo Júnior, as acusações não procedem. "Não estou entendendo porque está havendo essa denúncia, pois já está tudo acordado para ser feito o pagamento para todas as categorias no fim deste mês. Já pagamos até o décimo", afirma o prefeito, negando que os salários estejam atrasados.

Enildo Júnior confirma a reunião ocorrida em 13 de outubro, da qual participaram todos os secretários municipais, sindicalistas e vereadores. "A assinatura no documento é minha. Nosso maior problema é a folha de pagamento. Fizemos um acordo para regularizar e pagar tudo até o quinto dia útil de cada mês a partir de fevereiro de 2015. Os problemas da merenda, mobiliário, reajuste anual na data-base, que ocorre em novembro, tudo isso foi resolvido. Mas, o quinquênio de alguns servidores ficou para ser discutido em 2015", assegura.

Fonte:  Érico Veríssimo e Anne de Freitas/G1 - 19/12/2014