Notícia - Fetiasp e sindicatos conquista aumento real para os trabalhadores em 2014

A Fetiasp (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo) e os sindicatos associados fecharam 2014 com chave de ouro, com a conquista de aumento real para os trabalhadores dos diversos setores da área da alimentação e a formação de dirigentes sindicais. “Tudo que conseguimos foi o resultado do debate e planejamento elaborado conjuntamente com os sindicatos”, diz Melquíades de Araújo, presidente da Fetiasp.

Logo no início do ano, as empresas sinalizaram que iriam endurecer as negociações salariais e foi o que fizeram. “A alternativa foi mobilizar os trabalhadores nas fábricas, fazer assembleias e greves”, disse Araújo. “Os dirigentes sindicais juntaram forças e se deslocaram de um município para outro para organizar os trabalhadores. Demoramos mais, mas conquistamos reajustes que variaram de 7% a 8%”, observou.

No 2º semestre, o reajuste foi de 8% obtido com muita mobilização e paralisações. Foi fechado o acordo da Nestlé, com 8% de reajuste e inúmeros benefícios.

Simpósio Nacional da Alimentação

Cento oitenta e cinco dirigentes sindicais oriundos de diferentes regiões do País, que debateram durante dois dias, em Piracicaba,  os problemas causados pela Orientação Jurídica (OJ) 419 na vida dos trabalhadores da indústria da alimentação.

Esta Orientação elaborada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) para resolver uma disputa das categorias dos motoristas sobre prescrição acabou atingindo os trabalhadores das usinas de açúcar, etc....

“A medida pode atingir 70% dos trabalhadores apenas no Estado de São Paulo e que hoje conta com cerca de 450 mil”, diz Melquíades de Araújo, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (Fetiasp).

“Os trabalhadores não concordam com a OJ 419”, explica Araújo. “Vamos nos reunir com os ministros do TST para sensibilizá-los para alterar a OJ”, declara.

As reivindicações dos dirigentes estão contidas na Carta de Piracicaba, que foi enviada às centrais sindicais, federações, sindicatos, aos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, aos desembargadores dos Tribunais Regionais do Trabalho, presidentes e lideranças dos partidos, da Câmara e do Senado, aos procuradores da Conalis (Conselho Nacional de Liberdade Sindical), às chefias das procuradorias regionais, ao procurador geral do Ministério Público e aos componentes do Conselho Nacional do Ministério Público  do Trabalho, além da presidente Dilma.

No documento, os sindicalistas reivindicam que as centrais sindicais adotem como meta prioritária enfrentar a tentativa do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho para anular a autonomia duramente e tardiamente conquistada.

Qualificação

Para Melquiades de Araújo presidente da Fetiasp, o papel da Federação é fomentar o aperfeiçoamento dos sindicalistas e seus Sindicatos. “Nossa Federação tem investido na formação sindical dos nossos dirigentes não só nas questões da negociação, mas em outras áreas também, e, vamos continuar investindo para que possamos ter sempre essa troca de experiências e aprendizado”.

Para tanto, hoje (dia 18), foi inaugurado parcialmente o CEFS (Centro de Estudos e Formação Sindical), situado em Limeira, que será usado para realização de cursos e, futuramente, poderá ser utilizado para algumas reuniões de negociações salariais. NO evento, a diretora da Federação Neuza Barbosa de Lima foi homenageada.

O CEFS é o resultado do planejamento que a Federação e sindicatos fazem para desenvolver melhor o trabalho em prol de suas bases. Nesse sentido, pode-se citar também como exemplo, o funcionamento das secretarias instituídas por setores para manter atualizadas as informações sobre as categorias da indústria da alimentação. Neste ano, foram eleitos os novos secretários que terão mandato por dois anos.

Tecnologia

A Fetiasp também criou um novo site, mais moderno e interativo e adotou um aplicativo para celular, na versão Mobile. O aplicativo possibilita a simulação de cálculos trabalhistas, onde o interessado poderá calcular férias, rescisão, entre outros.

As principais notícias e recursos trabalhistas podem ser acessadas na hora que o trabalhador quiser e no momento que puder.

Basta acessar o conteúdo que foi feito para o trabalhador do ramo alimentício.

Aplicação disponibiliza acesso aos seguintes recursos:

- Informações sobre o Sindicato;
- Contato direto com a Federação pelo próprio aplicativo, por meio de ligação e visualização do mapa para chegar até o mesmo;