Notícia - Força Sindical entrará com ação contra Petrobras

A Força Sindical deve ingressar com ação coletiva na Justiça contra a Petrobras. O objetivo da Central é cobrar as perdas geradas aos cerca de trezentos mil trabalhadores que investiram recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na compra de ações da estatal. “Quando os trabalhadores investiram, eles tinham conhecimento dos riscos e da instabilidade do mercado de capitais. No entanto, as perdas decorrentes da corrupção na companhia que os acionistas sofreram, excederam o risco próprio do mercado. É por este motivo que vamos ingressar na Justiça”, diz Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

No ano 2000, o governo Fernando Henrique Cardoso permitiu o uso do FGTS para a compra de ações da Petrobrás por meio de fundos de investimentos. Com isto, as ações dos trabalhadores ajudaram a financiar os investimentos da empresa. Quem tinha recursos no FGTS, e teve a oportunidade de realizar o investimento, viu seus rendimentos sofrerem fortes oscilações com o sobe e desce das ações. Mas estes investidores também avaliaram que o rendimento acumulado foi bem melhor se comparado ao do FGTS.

Se o trabalhador deixar o seu dinheiro na conta do FGTS, seu rendimento será de juros de 3% ao ano e correção monetária pela TR (Taxa Referencial). “Porém, os recentes escândalos na Petrobras geraram muitas incertezas e, sem dúvida, grandes prejuízos para os trabalhadores. Estamos analisando a situação e vamos cobrar da empresa”, destaca Miguel Torres.

Fonte:  Assessoria de imprensa da Força Sindical - 17/12/2014