Notícia - Trabalhadores rurais de Santa Helena (PR) vão às ruas nesta quinta-feira

O Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santa Helena, no Paraná, atendendo pedidos dos agricultores da região e com o apoio dos alunos de agronomia da Universidade Dinâmica Cataratas de Foz do Iguaçu e demais empresas do ramo agrícola, promoverá nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, em frente ao Parque Industrial CiriloCaumo, uma manifestação de repúdio à Resolução 429 do Conselho Nacional de Trânsito. A medida obriga o emplacamento de tratores e máquinas agrícolas que transitam em vias públicas a partir de 2015.

Além disso, também exige o registro do licenciamento dos veículos e cobra o uso de mais 16 itens, como extintor de incêndio, luz de freio, pisca-pisca, farol alto e baixo, e no mínimo carteira de habilitação classe C. De acordo com Flávio Back, presidente do STR de Santa Helena, a iniciativa partiu dos próprios trabalhadores. “Para os pequenos agricultores, que não têm condições de investir em máquinas que atendam todas essas exigências, além de arcar com um imposto alto sobre elas, restará a alternativa de contratar esse serviço de terceiros. O que deve encarecer a produção e, consequentemente, o alimento na mesa do consumidor", afirma Back.

O presidente do STR destaca também que a manifestação é pacífica e conta com a autorização da prefeitura e suporte da polícia militar. Segundo estimativa dos organizadores do evento, são esperados em torno de mil agricultores que levarão, em protesto, seus tratores e máquinas agrícolas às ruas de Santa Helena.


Fonte:  Renata Souza - departamento de Comunicação da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná) - 10/12/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.