Notícia - Em Catalão, panelaço intensifica luta por aumento de salário

Sob o comando do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), na manhã do último sábado (6), mesmo debaixo de chuva, cerca de 500 trabalhadores realizaram um ‘Panelaço’ pelas principais ruas da cidade. O objetivo é intensificar a luta pelo reajuste de salário e chamar a atenção da sociedade para a mobilização da categoria em prol da campanha salarial.

A concentração aconteceu no Posto Jk e, em seguida, os metalúrgicos percorreram a Avenida José Marcelino e a Avenida 20 de Agosto. O percurso, de uma média de 3 Km, foi encerrado na Praça Getúlio Vargas com uma grandiosa assembleia.

De acordo com Carlos Albino, presidente do SIMECAT, mesmo com a ausência de muitos trabalhadores, a manifestação foi expressiva e irá refletir positivamente nas negociações. “De forma pacífica e ordeira batemos nossas panelas vazias pelas ruas de Catalão e expressamos nossa revolta com as propostas apresentadas, que foram muito ruins e não atendem as nossas expectativas. As panelas vazias significam que aumento ruim não enche o carrinho do trabalhador”, esclarece.

O Panelaço dos Metalúrgicos contou com o apoio dos sindicatos locais, SindCom, SindTransporte, SindFio, Sintracom; do Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara/GO, de Anápolis/GO e De São Paulo/SP; e da Força Sindical Goiás.

Propostas rejeitadas

Até o momento, duas propostas foram colocadas em apreciação e rejeitadas por unanimidade pelos trabalhadores da Mitsubishi, Weldmatic e RCM. As empresas ofereceram 7,5% de reajuste salarial, e depois 7,8%. Os valores dos benefícios também ficaram muito aquém das reivindicações.

Uma nova rodada de negociação está marcada para o dia 10, em São Paulo. A direção do SIMECAT irá levar a contraproposta dos trabalhadores que pede: 9% de reajuste de salário; R$ 3.500 de abono salarial; R$ 350 de auxílio alimentação; R% 700 de cesta de Natal; e R$ 2.000 de prêmio.

Campanha Salarial

Desde o lançamento da campanha, em 01 de outubro, já aconteceram diversas assembleias com os trabalhadores e três rodadas de negociação com a empresa. O presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres, também esteve em Catalão para apoiar a luta dos metalúrgicos.

Na última semana a luta foi intensificada, diante das propostas ruins ofertadas pela empresa. No dia 01 de dezembro, os trabalhadores da Mitsubishi, Weldmatic e RCM cruzaram os braços na porta da montadora e paralisaram as atividades por mais de quatro horas. Neste ano, a campanha salarial carrega o slogan “Os trabalhadores vão virar a balança”.

Fonte:  Juliana Barbosa/Assessoria Simecat - 08/12/2014