Notícia - Congresso dos Bancários da BA e SE debate conjuntura e plano de ação

O 13º Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que aconteceu no Hotel Portobelo, em Salvador, debateu no último sábado (06), a conjuntura política e o plano de ação para o próximo mandato da entidade. Além dos representantes dos sindicatos da base, estiveram presentes também o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil na Bahia, Aurino Pedreira, e o deputado estadual Álvaro Gomes e o vereador Everaldo Augusto, ambos do PCdoB.

O debate sobre conjuntura foi iniciado pelo ex-presidente da BahiaGás e vice-presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, que relacionou algumas tendências para o momento histórico em que vivemos, como a crise econômica mundial, que tem como consequência o baixo crescimento econômico e o desemprego; a hegemonia do pensamento neoliberal, que leva à concentração de renda; o aprofundamento das desigualdades sociais; e a financeirizaçao da economia.

Em relação ao Brasil, especificamente, Davidson traçou um breve histórico do desenvolvimento econômico do país, desde a industrialização promovida por Getúlio Vargas até a política de desenvolvimento nacional do Governo Dilma. Destacou que a partir do Governo de Lula foi resgatado o papel do Estado de indutor do desenvolvimento, apesar dos seus limites e contradições.

Para Davidson, a difícil vitória de Dilma nas eleições deste ano não nos dar conforto, pois há um agravamento da conjuntura política por causa das denúncias de corrupção na Petrobras e pelo desejo da oposição de desestabilizar o governo. "Só a mobilização dos trabalhadores mudará os rumos do Brasil", avaliou.

Balanço do mandato e plano de ação

À tarde, o presidente da Federação dos Bancários, Emanoel Souza, fez um balanço do mandato da diretoria que se encerra neste ano. Avaliou como positivo os últimos três anos por a entidade ter tido um protagonismo político, seja na luta sindical ou política. Lembrou que a Federação propôs e articulou a aprovação do vale-cultura para a categoria bancária. Além disso, atuou dentro do Comando Nacional dos Bancários com autonomia e independência.

Dentre as prioridades definidas para o mandato, destacou o trabalho com a juventude, com a criação da diretoria e realização de três encontros específicos; a ampliação da comunicação com o uso de SMS e whatsapp, a atualização diária do site da entidade, aumento da produção de conteúdo próprio, publicação do material informativo dos sindicatos do interior e maior interatividade e divulgação de conteúdo através das redes sociais.

Para o próximo mandato, Emanoel apresentou as propostas de cursos de militância digital e de gestão sindical para os sindicalistas; continuidade na realização dos encontros regionais; mobilização pela democratização da comunicação, reivindicando do governo a convocação da Conferência Nacional da Comunicação; participação da campanha pela reforma política e do movimento em defesa da democracia e luta por mais direitos, como fim do fator previdenciário, correção da tabela do Imposto de Renda, contra a terceirização e demais itens aprovados na última Conclat. "Nós precisamos avançar mais, pois a conjuntura exige, mas trabalhamos muito neste mandato", concluiu Emanoel.

Homenagem póstuma

No início do Congresso, foi realizada uma homenagem a José Souza, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, e João Lisboa, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Itabuna, que faleceram neste ano de 2014. Foram exibidos dois vídeos que lembraram a atuação desses companheiros na luta dos trabalhadores e do povo brasileiro.

Fonte:  Feeb - 08/12/2014