Notícia - Rodoviários de Pelotas mantêm greve, mas prometem ônibus nas ruas

Em assembleia na noite desta quinta-feira (27), os Sindicato dos Rodoviários de Pelotas, no Sul do estado, rejeitou a proposta de reajuste oferecida pelo sindicato patronal e decidiu manter a grave. A categoria, porém, promete colocar alguns ônibus nas ruas ao longo do dia nesta sexta-feira (28).

O sindicato informou que vai cumprir a liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) que determina 60% da frota nos horários de pico e 30% nos demais horários apenas quando a Secretaria Municipal de Trânsito divulgar os horários das linhas. Por isso, é possível que os ônibus não circulem nos primeiros horários da manhã.

Pelo segundo dia consecutivo, 130 mil moradores de Pelotas ficaram sem ônibus por causa da greve dos rodoviários nesta quinta-feira (27). À tarde, representantes dos rodoviários e dos empresários do transporte coletivo participaram de reunião de conciliação na Justiça do Trabalho, em Porto Alegre.Os empresários ofereceram a proposta de 7,35% de reajuste sobre a soma dos salários nominais e o vale-alimentação, que foi aceita pelos representantes do sindicato, mas rejeitada na assembleia. A categoria reivindica reajuste de 12% nos salários, vale-alimentação de R$ 450 e plano de saúde.

Situação normalizada em Rio Grande

No município de Rio Grande, também no Sul do estado, a greve terminou e os ônibus voltaram a circular normalmente nesta quinta-feira. Na quarta (26), a paralisação deixou 70 mil pessoas sem ônibus. Assim como em Pelotas, os funcionários também desejam aumento dos benefícios.

Fonte:  G1 - 28/11/2014