Notícia - Servidores da Suframa entram em estado de greve no Amazonas

Funcionários da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) entraram em estado de greve e prometem fazer operação padrão a partir desta terça-feira (25). Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior, a ação deve impactar a liberação de mercadorias para indústria e comércio.

De acordo com informação da Sindframa, uma paralisação geral não é descartada. "Decidimos hoje e já estamos em estado de greve. Agora, o que vamos fazer é conversar com parlamentares de atuação para decidirmos se vamos entrar em greve. Estamos entrando em contato e alguns já estão sinalizando conversas na próxima semana", disse ao G1.

Os funcionários da Suframa apresentaram proposta para implantação de melhorias salarias durante reunião com representantes dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizada na última sexta-feira (21), em Brasília. As solicitações da categoria não foram aceitas após técnicos do MPOG avaliarem a proposta de melhorias remuneratórias como inviável.

Em nota divulgada pela Suframa, uma modernização na autarquia deve ocorrer até o primeiro semestre de 2015. A mudança deverá garantir melhorias que atendem aos desafios da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Greve

Mais de 400 servidores do órgão iniciaram uma paralisação no dia 18 de fevereiro. A greve terminou em abril deste ano e impactou o comércio local.  A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM) chegou a entrar com ação na Justiça Federal para que pelo menos 30% da mercadoria retida durante a greve fosse liberada diariamente.

A Suframa é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM).  Entre os objetivos da autarquia estão: potencializar o Polo Industrial de Manaus (PIM); incrementar as atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais; atrair investidores nacionais e estrangeiros e apoiar o empreendedorismo local.

Fonte:  Leandro Tapajós/G1 - 26/11/2014