Notícia - Sindicato dos Químicos de São Paulo investe em árvore de natal sustentável

Este ano, o Sindicato dos Químicos de São Paulo, que representa cerca de 80 mil trabalhadores, decidiu investir em uma árvore de natal sustentável, confeccionada com garrafa pet, que será iluminada no próximo dia 5. Cerca de seis mil garrafas de dois litros foram utilizadas na produção do trabalho inédito da entidade, realizado pela Cooperaacs, cooperativa responsável pela decoração natalina da fachada do Conjunto Nacional, na Av. Paulista, feita tradicionalmente com material reaproveitável.

A iniciativa é o primeiro passo de um conjunto de ações sustentáveis com foco educativo que a entidade planeja construir coletivamente, a partir de 2015.  A proposta, segundo o secretário de Organização da entidade, Adir Teixeira, é disseminar a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos, por meio de iniciativas práticas.

“O sindicato sempre teve uma grande preocupação com o meio ambiente. Queremos trabalhar principalmente com ações educativas e a árvore de natal é o embrião de um projeto que desejamos desenvolver a partir do ano que vem, com o objetivo de conscientizar os funcionários e os trabalhadores da base sobre a reciclagem”, afirma o dirigente. Os trabalhos iniciais da entidade estão sendo coordenados por um comitê estabelecido provisoriamente para cuidar do tema. No começo de 2015, o grupo será ampliado, para começar a alicerçar o projeto.

Com 80 anos de história e considerado o maior da América Latina, o sindicato representa as principais fábricas e áreas administrativas de companhias de capital nacional e multinacional dos setores químico, farmacêutico, de fertilizante, cosmético e transformados plásticos, totalizando mais de 3 mil empresas. Além da sede, localizada no bairro da Liberdade, região central da cidade, a entidade possui cinco regionais – Santo Amaro, Lapa e São Miguel, na capital, e Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Caieiras, na Grande São Paulo – e colônias de férias em Solemar, Caraguatatuba e Arujá.

Fonte:  Sônia Martinez/Segs - 26/11/2014