Notícia - 12ª Conferência Nacional dos Vigilantes debate rumos da categoria e pressiona aprovação do Piso Nacional

Nos últimos dias 20 e 21 de novembro, o Sindicato dos Vigilantes de Barueri, junto com sindicalistas de todos os estados do Brasil, participou da 12ª Conferência Nacional dos Vigilantes, em Brasília, promovida pela CNTV, cujo objetivo foi traçar os rumos da Campanha Salarial 2015, discutir a importância da aprovação do Piso Nacional de R$ 3 mil, analisar cenários socioeconômicos e políticos nacional e internacional, entre outras pautas prioritárias.

Durante o evento, também houve a elaboração de uma Carta-Compromisso sobre a negociação salarial de 2015, incluindo todas as deliberações acordadas, entre outros itens importantes. O presidente dos Vigilantes de Barueri, Amaro Pereira, reconheceu a importância da Conferência para o avanço das discussões em relação às demandas dos profissionais de segurança privada, principalmente sobre a questão do Piso Nacional.

Ato político em prol do Piso Nacional

No dia 21, houve um ato político dos vigilantes em frente à esplanada do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) em defesa do Piso Nacional. Em seguida, todos se encaminharam para o auditório do Ministério para debater outros assuntos de interesse da categoria. A mesa dos participantes foi composta por representantes do MTE, como o secretário-executivo, Nilton Machado e o secretário-adjunto de Relações do Trabalho, Carlos Artur Barboza.

Durante o ato, o técnico do Dieese, Tiago Oliveira, apresentou dados revelando que a categoria obteve, nos últimos 10 anos, reajustes salariais acima da inflação. Tiago também traçou uma análise do cenário econômico atual do mercado de vigilância privada. "A questão fundamental hoje é conseguirmos recuperar o crescimento econômico, equivalente àquele registrado entre os anos de 2004 e 2008. Com isso, podemos recuperar as conquistas sociais e de mercado de trabalho que foram conquistadas nos últimos anos", analisou.

Em relação ao tema Conjuntura Nacional e Internacional, foi revelado que o Congresso Nacional deve se organizar a partir de 15 de fevereiro e, com a redução da bancada dos deputados e senadores compromissados com os trabalhadores, será necessária a união de toda classe trabalhadora na luta pelos seus direitos. “O ano que vem será decisivo para nossa categoria, já que a bancada dos parlamentares em defesa de nossos projetos foi reduzida em cerca de 40%. Com isso, faz-se necessária a forte mobilização dos trabalhadores juntos ao sindicato para fazer diferença na luta pelo Piso Nacional", explica Amaro Pereira.

O ato também contou com a presença do deputado distrital, Chico Vigilantes, e da deputada federal Erika Kokay,defensora ativa da aprovação do piso nacional e de outras questões imprescindíveis para a valorização da categoria.

Fonte:  Nova Onda Comunicação - 24/11/2014