Notícia - Sindicato de Rondonópolis espera paralisação de 80% dos servidores hoje

Os servidores municipais devem parar hoje (19/11) as atividades, segundo o repassado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur). O protesto, segundo o presidente do Sispmur, Rubens Paulo, objetiva cobrar que o Executivo cumpra com os seus deveres. A expectativa do Sindicato é que a paralisação tenha uma adesão de cerca de 80% dos servidores, paralisando inclusive atividades em creches e unidades educacionais do Município.

De acordo com o Sispmur, foi discutida recentemente a normativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o exercício de 2015. “A secretária Ana Carla diminuiu o número de Auxiliares de Serviços Diversos e Administrativos (ASD). Na mesma normativa, Ana Carla restringe a lotação de servidores de Auxiliares de Higienização e Apoio Docente”, repassa o sindicato por meio de sua assessoria.

Outras pautas que os servidores estão cansados de esperar, conforme o Sispmur, é pela finalização dos Planos de Cargos Carreira e Salários PCCS do Instrumental, Saúde e Assistência Social. “E também a correção salarial que até a data atual não passou de meras promessas”, salienta.

No período da manhã desta quarta-feira, os servidores se reunirão em assembléia no Canadá Country Club, a partir das 8h, ocasião em que será discutido o arrocho na Semed e haverá uma palestra sobre assuntos previdenciários. À tarde, haverá uma concentração na Semed, com início às 14h. Os servidores querem sensibilizar a secretária Ana Carla Muniz para que ela reveja a normativa baixada.

“A administração gastou relevantes recursos com reformas no gabinete do prefeito e da secretária Ana Carla. Porém, as unidades de ensino e os PSF ficaram em segundo plano. Ações que deixam claro a falta de comprometimento com a qualidade dos serviços prestados em Rondonópolis. Algumas escolas e postos de saúde da família estão sucateados. O Departamento de perícia deve ser mais humanizado”, externa o Sispmur em nota divulgada ontem à imprensa.

No entanto, de acordo com a Prefeitura, as normativas, com a definição de quadro de pessoal para as unidades escolares, para o ano letivo de 2015, foram elaboradas de forma democrática por uma comissão composta de servidores indicados pelo Sindicato, Adesmur, Consed e Semed, da qual o presidente do Sispmur, Rubens Oliveira Paulo fez parte.

“Tal comissão atuou de forma independente e com total autonomia para definir quantitativo de servidores por cargo e por unidade escolar, tendo como parâmetro o orçamento para a Educação em 2015, de acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA). Desta forma, toda a discussão foi conduzida pela comissão que deliberou e aprovou a composição do quadro das escolas”, externou o Paço Municipal.

De acordo ainda com a Prefeitura, todo o processo está à disposição do cidadão na Secretaria Municipal de Educação, processo este composto pela portaria N. 038/2014 e atas que comprovam que o presidente do Sispmur, Rubens de Oliveira Paulo, esteve presente em todas as discussões e exerceu seu direito de voto.

Fonte:  A Tribuna - 19/11/2014