Notícia - RO: Greve de Motoristas na Usina de Santo Antônio

Em assembleia geral realizada na manhã deste domingo (09) na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviário no Estado de Rondônia (SINTTRA RO), a categoria aprovou por unanimidade a decretação de greve por tempo indeterminado, a partir dia 14, dos motoristas e demais profissionais das empresas de ônibus que transportam os operários da Usina de Santo Antônio do Rio Madeira. Os trabalhadores não aprovaram a contraproposta dos empresários que seria apenas o índice do IGPM e manteria as demais cláusulas inalteradas. Os trabalhadores reivindicam além do reajuste de 16% também aumento no ticket prêmio assiduidade para R$ 600,00 que hoje é de R$ 450,00.

Apesar de a primeira vista parecer que é um índice muito elevado, pois a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de aproximadamente de 6,5%, a realidade dentro dos canteiros de obras das duas usinas é diferenciada.

Mas o Sinttrar informa que a principal bandeira da categoria é o piso de motorista de ônibus das empresas que atendem Santo Antônio, que atualmente é de R$ 1.367,52, e está extremamente defasado em relação aos profissionais que desempenham funções equivalentes dentro da Usina; sendo que o piso dos operários que desempenham a função de oficial (pedreiro, pintor, carpinteiro...) é de R$ 1.517,97. Os motoristas reivindicam que, pelo menos, o piso deles seja igual ao de oficial dentro da Usina.

Na assembleia, coordenada pelo presidente do Sinttrar, Antônio Carlos da Silva e com o apoio do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, foi descartada a proposta do patronato. Nesta terça-feira (11) o Sinttrar notifica as empresas, autoridades e usuários de que a greve por tempo indeterminado terá início a partir da próxima sexta-feira (14). "A postura das empresas durante dois meses de negociação foi um verdadeiro descaso com os trabalhadores, oferecendo apenas um índice ridículo de 6%, fora da realidade das Usinas", protestou Da Silva.

Fonte:  SINTTRA RO - 10/11/2014