Notícia - Metalúrgicos, Trabalhadores em Montagem Industrial e Servidores Públicos se filiam à UGT no Rio de Janeiro

Servidores públicos de Volta Redonda, metalúrgicos de Angra dos Reis e trabalhadores em montagem industrial são os novos filiados da UGT, somando uma base de 24 mil trabalhadores. 


Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah participou da plenária da UGT do Rio de Janeiro que reuniu, nesta terça-feira, 4, dirigentes dos sindicatos dos servidores públicos dos municípios de Itaguaí, Itaperuna, Quissamã, Cardoso Moreira, Resende, São Fidelis, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí. 


A plenária foi aberta pelo presidente da UGT-RJ,  Nilson Duarte Costa, apresentando os integrantes da mesa: Ricardo Patah, o secretário geral Canindé Pegado, o secretário de Políticas Públicas, Valdir Vicente de Barros; e o professor e formador social Erledes Elias da Silveira. 


"A UGT é cidadã porque prega o respeito; ética, pela transparência; e inovadora porque prega a democracia, onde todos têm voz e respeito. Estamos todos aqui presentes pela unidade", destacou Nilson. 
Pela valorização do servidor público


 Patah agradeceu a presença de todos, falando de seu contentamento com as filiações. "A UGT é uma central mundial, que luta por questões de políticas públicas para os cidadãos. Temos aqui metalúrgicos, construção pesada e asseio, categorias que já têm uma história no movimento sindical. Os servidores públicos, no entanto, são maculados por discursos que os identificam, por exemplo, com marajás. Por isso, queremos criar uma política de valorização, de respeito, para os servidores públicos no país", afirmou. 


O presidente nacional lembrou que, em janeiro de 2015, a UGT do Rio realizará o seu terceiro congresso ordinário. "A UGT vai fazer 8 anos e este é o momento ideal para recebê-los. Vamos construir juntos as demandas que deverão ser contempladas pelo estado e pela nacional", anunciou Patah, sugerindo aos trabalhadores uma reflexão acerca da relação que se pretende estabelecer com o governo federal e no estado, com o governador Luiz Fernando Pezão.  


24 mil novos representados


 Os sindicatos dos servidores públicos de Volta Redonda, com uma base de 4 mil funcionários;  dos Trabalhadores em Montagem Industrial, 8 mil; e dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, 12 mil, são os mais recentes filiados da UGT no estado. 


Ao entregar a ficha de filiação, o presidente dos metalúrgicos, Mário Braga, comentou as dificuldades da entidade ao longo dos últimos anos, agradecendo o apoio incondicional da UGT no processo eleitoral.


 "Passamos por momentos difíceis com os metalúrgicos sendo massacrados e perseguidos. A participação da UGT nas eleições foi importante. Vamos crescer junto com a UGT. Traremos outros metalúrgicos para a UGT. Seremos a maior central sindical do Brasil", disse ele, dirigindo-se a Ricardo Patah que antes havia anunciado o crescente desempenho da UGT: "Somos a segunda maior do país com 1.300 sindicatos filiados, representando hoje milhões de trabalhadores".  


Conquista dos servidores do Poder Executivo 


O encontro com os servidores e metalúrgicos também foi um momento de  festejar a conquista do Sindicato dos Servidores Públicos do Poder Executivo Estadual do Rio de Janeiro (Sindserj). "Devemos a vocês o fato de hoje sermos o primeiro sindicato de servidores públicos do Brasil a ganhar na Justiça o direito de descontar o imposto sindical e as mensalidades que, agora, passam a ser obrigatórios", vibrou o diretor da entidade, Mario Augusto Oliani, dirigindo-se aos presidentes Nilson e Patah pela conquista. 


Outro destaque do encontro foi a presença do presidente da Federação dos Servidores Municipais do Rio de Janeiro (Fesep-RJ), Marquinho,  que falou sobre as eleições conturbadas na entidade. "Foi uma eleição judicializada. Não se consegue tirar ninguém com 20 anos numa entidade", argumentou ele. 


Vitória sobre um partido político


 Secretário de Políticas Públicas, Valdir Vicente de Barros comentou a experiência acumulada à frente de entidades sindicais e nas articulações nas áreas de políticas públicas, Mercosul e políticas de migração. Ele também parabenizou a diretoria eleita. "Além das eleições, vocês venceram, principalmente, um partido político. Por isso, estão de parabéns", elogiou ele, criticando a interferência dos partidos políticos no movimento sindical, dividindo diretorias e enfraquecendo os sindicatos.  


O Programa de Formação Político-Sindical da UGT-RJ também foi tema do encontro. Professor responsável pela formação de ugetistas de todo o Brasil, Erledes Elias se colocou à disposição dos metalúrgicos, parabenizando, ainda, a administração de Nilson Duarte Costa. 


 "Nilson tem como prioridade a formação político-sindical", frizou Erledes, citando Paulo Freire, para o qual o conhecimento é uma construção conjunta, cada um contribuindo com a sua experiência, o seu conhecimento.


Fonte:  UGT Rio de Janeiro - 06/11/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.