Notícia - Ministros do Trabalho e da Secretaria de Política para as Mulheres debatem o trabalho da mulher no Brasil

O ministro do Trabalho, Manoel Dias e da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci estarão no auditório da Fundacentro no próximo dia 7 (sexta) para juntos promoverem o debate sobre o trabalho da mulher no Brasil durante a realização do II Seminário de Sociologia da Fundacentro: Condições de trabalho das mulheres no Brasil.

Neste seminário teremos apresentações que abordarão as especificidades das condições de trabalho em atividades tipicamente femininas. Assim, o II Seminário irá apresentar o trabalho das cuidadoras, das manicuras e também estudos sobre atividades em que elas passam a ocupar mais espaço como no trabalho das engenheiras. Considerando o trabalho no campo e em pequenas comunidades, haverá também uma mesa redonda sobre a luta das mulheres pelo reconhecimento do trabalho no campo e em comunidades tradicionais.

É crescente a participação das mulheres nos mais diversos ramos de atividade e ainda com desigualdades de remuneração e de condições de trabalho. A propósito, a maior categoria profissional do Brasil é feminina: são as empregadas domésticas, que recentemente receberam reconhecimento como trabalhadoras incorporadas na CLT.

As palestras terão a apresentação das pesquisadoras, Juliana Andrade Oliveira e Myrian Matsuo e Maria do Rosario Sampaio, todas da Fundacentro. Como coordenadoras das mesas redondas, haverá a participação de Tereza Luiza Ferreira (Chefe do Serviço de Psicologia e Sociologia da Fundacentro) e Daniela Sanches (Tecnologista do Serviço de Ergonomia). Além destas pesquisadoras da entidade, foram convidados palestrantes da Fundação Carlos Chagas , Rosa Maria Lombardi e da Universidade Federal de Santa Maria, a professora Jurema Brites, antropóloga especialista no estudo do trabalho doméstico.

O Seminário de Sociologia da Fundacentro teve a sua primeira edição em 2010, com o tema “O Trabalho Emocional e o Trabalho de Cuidar”. Naquela ocasião recebemos dois importantes sociólogos de renome internacional para discutir uma temática cada vez mais presente e nova nos estudos acadêmicos: a do trabalho de cuidados realizado pelas cuidadoras de idosos e do uso das emoções no trabalho.

A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia Reis também fará uma apresentação científica abordando o tema “Mulheres no trabalho artesanal em comunidades tradicionais”.

Ao final da tarde, as organizadoras do Seminário farão o lançamento da publicação eletrônica com as palestras do Seminário ocorrido em 2010, cujo título é: “O trabalho emocional e o trabalho de cuidado”. A publicação, assim como os demais materiais da Fundacentro, poderá ser acessada e baixada gratuitamente no site da biblioteca da Fundacentro.

O Seminário acontece no auditório da instituição em SP, no dia 7 de novembro, das 8h30 às 17h.


Fonte:  Fundacentro - 05/11/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.