Notícia - Trabalhadores de TI iniciam preparação da Campanha Salarial 2015

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo (Sindpd) realizará o Seminário de Pauta da Campanha Salarial 2015 entre os dias 6 e 8 de novembro, na capital paulista. O evento conta com palestras de especialistas e tem o objetivo de debater o cenário atual da TI no Brasil, os anseios e as reivindicações da categoria para o próximo ano. 2014 foi altamente produtivo para o mercado de TI brasileiro, que conseguiu alcançar 3% do mercado global e, em 2015, deve ultrapassar países europeus. Levantamento feito pela Tech Pro Research mostrou que 45% das empresas vão aumentar seus investimentos em TI no próximo ano, ou seja, está prevista uma evolução de 5,7% nos gastos, que devem saltar de US$ 118,5 bilhões, em 2014, para US$ 125,3 bilhões, em 2015. 

Os dados confirmam que o mercado de TI tem obtido desempenho de, no mínimo, o dobro do crescimento do restante da economia brasileira. Nos cálculos da consultoria internacional IDC, o mercado brasileiro de TI deverá avançar 9,2% este ano e terá desempenho similar ao registrado no ano passado, quando cresceu 9,5%. A previsão de crescimento está distribuída da seguinte maneira: softwares  (11%), serviços de TI (10%) e hardwares (8%). 

Com o crescimento contínuo do setor, a expectativa dos trabalhadores sobre o desenvolvimento da profissão nesse cenário positivo também aumenta, especialmente para consolidar os avanços e as conquistas que, em parte, ainda estão sub judice no Tribunal Superior do Trabalho. Para ampliar as questões que merecem prioridade na mesa de negociação, o Sindicato colocou à disposição dos profissionais de TI um email exclusivo para o envio de sugestões: sugestaodepauta@sindpd.org.br. 

O seminário faz parte do calendário anual do Sindpd para o início da campanha salarial dos trabalhadores em Tecnologia da Informação, no qual os diretores buscam informações, dados e elementos para aprimorar sua atuação. As palestras são fundamentais tanto na esfera institucional da Entidade como também na atuação política de seu corpo diretor.

Para ampliar sua capacitação política e social, os diretores contarão com palestras sobre a “Reforma Política”, ministrada pelo presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB/RS); “A recuperação do movimento sindical e a conjuntura atual”, ministrada pelo professor do Departamento de Ciência Política da Unicamp e editor da revista Crítica Marxista, Armando Boito Jr.; “Metas enlouquecem o trabalhador”, que trata do assédio moral e que será ministrada pelo psicólogo Roberto Heloani; entre outras.

Após a elaboração da pauta de reivindicações, haverá o lançamento oficial da Campanha Salarial 2015, com a 18ª SindpdFest e realização das assembleias de aprovação da pauta na sede e em todas as regionais do Sindicato, a fim de estabelecer um diálogo com os trabalhadores. Esta iniciativa faz parte de processo de preparação, integração e discussão com a categoria sobre os assuntos de seu interesse para 2015. 

Serviço

Seminário de Pauta da Campanha Salarial 2015
Dias: 6 a 8 de novembro de 2014
Horário: 9h
Hotel Mercure
Avenida Luiz Dumont Villares, 400 – Santana – São Paulo

Sobre o SINDPD

O Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) é o maior representante sindical brasileiro dos profissionais da Tecnologia da Informação (TI). A entidade tem 30 anos, fundada em 14/08/1984, e uma base de aproximadamente 55 mil associados.

A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindpd - que norteia os direitos da categoria - é considerada uma das quatro melhores do Brasil segundo o DIEESE (uma das principais instituições de pesquisa do Brasil). O sindicato foi um dos primeiros a conquistar a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e, nos últimos 9 anos, tem índices de reajuste salarial acima da inflação. 

Além de defender e ampliar os direitos constitucionais dos trabalhadores de TI, o Sindpd disponibiliza serviços de assessoria jurídica para causas trabalhistas, oferece descontos em cursos de capacitação e certificação para a área de tecnologia, realiza estudos sobre a qualidade vida e doenças relativas à profissão como a Lesão de Esforço Repetitivo (LER) e mantém convênios de saúde e odontológicos, além de parcerias que possibilitam a prática de esporte e lazer. 


Fonte:  Jessamy Kisberi/Assessoria Sindpd - 31/10/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.