Notícia - Empregados em hospitais de Santos e Guarujá decidem hoje sobre greve

Mais de 5.400 empregados de três hospitais filantrópicos da região, ameaçam paralisar suas atividades nas próximas horas. Eles se encontram em campanha salarial e querem reajuste de 10%, contra uma proposta de 6,59%  feita pelo sindicato que representa os hospitais.

A ameaça de greve envolve a Santa Casa de Santos, maior hospital da Baixada e um dos maiores do País, o Hospital São José de São Vicente e Santo Amaro, no Guarujá.

Os funcionários, que lutam por melhores salários e condições de trabalho, terão assembleia hoje, às 19 horas para deliberar sobre a paralisação.

A informação é do sindicalista Paulo Pimentel, PP, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos e região(Sintrasaúde) que, acompanhado do diretor Silas da Silva, esteve na tarde de ontem na redação do DL.

O líder sindical diz que o Sindicato dos Hospitais Filantrópicos (Sindhosfil), que representa esses hospitais, sequer analisou as propostas dos trabalhadores, cuja data-base é 1º de outubro. “A entidade patronal nos enviou uma contraproposta, que no mínimo, é vergonhosa, o que sinaliza que sequer teve o trabalho de olhar as principais reivindicações dos trabalhadores”, diz Pimentel.

O sindicalista enfatiza que todo ano é a mesma coisa. As negociações emperram quando se aproxima a data-base que é no mês de outubro. “A alegação é sempre a mesma: não há dinheiro, o SUS paga pouco pelo atendimento e sempre atrasa os pagamentos e os  planos saúde não dão o retorno necessário para suporte de todas as despesas. Eles querem jogar a culpa por más administrações nas costas dos funcionários”.

Promessas

O presidente do Sintrasaúde cita o exemplo da Santa Casa de Santos, maior hospital da região e um dos maiores do País, com 3.700 funcionários, que se comprometeu em implantar o Plano de Cargos e Salários,  mas até agora não cumpriu.” Durante anos tentamos implantar o PCS, mas sempre esbarramos em promessas que não são cumpridas. Agora vem o sindicato patronal oferecer apenas a reposição da inflação. Estamos mobilizando a categoria para, se for preciso, aderir à uma paralisação, isto para demonstrar que estamos unidos e temos dignidade”.

As principais reivindicações dos empregados são: reajuste de 10%, R$ 172,00 a título de Cesta Básica e Adicional Noturno de 60%. O Sindhosfil contrapropôs reajuste de 6,59% para os salários e Cesta Básica.

A diretoria do Sintrasaúde diz que o reajuste pretendido anteriormente era de 12%. “Abaixamos para 10% a fim de facilitar as negociações. Se não houver contraproposta que atenda a dignidade dos funcionários até amanhã(hoje)antes da assembleia, vamos paralisar as atividades, pois os trabalhadores saberão dar uma resposta à altura ao sindicato patronal”, conclui PP.

A assembleia dos trabalhadores ocorre hoje, a partir das 19h30. O Sintrasaúde fica na  Avenida Ana Costa, 70, em Santos, telefone 3202-8074.

Fonte:  Diário do Litoral - 28/10/2014