Notícia - Agentes comunitários e de endemias paralisam em São Cristóvão

Cerca de 80 agentes comunitários de Saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) de São Cristóvão fizeram uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (23) e uma mobilização pela manhã de duas horas, na Unidade de Saúde do Eduardo Gomes. O ato, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), serviu para demonstrar a insatisfação das categorias que buscam receber o piso nacional, conforme a Lei Federal 12.994/2014, visto que no município o salário base é de R$ 750,00 contra R$ 1.014,00 do piso nacional.

De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, há dois meses o sindicato aguardou uma resposta da prefeitura de São Cristóvão, Rivanda Batalha, em relação as reivindicações das categorias, mas nenhuma posição foi tomada, por conta disso, os agentes tiveram que chegar ao ponto de realizar uma paralisação para chamar atenção da gestão. “O sindicato fez o papel dele de tentar conversar com a gestão, mas não conseguiu. A prefeitura simplesmente ignorou o sindicato e não resolveu nada”, disse o líder sindical, acrescentando que os agentes precisam ainda de fardamento para o trabalho, protetor solar e melhores condições de trabalho.

Augusto Couto destacou ainda que a prefeitura precisa sentir a situação que os agentes estão vivendo. “Existem servidores que estão sendo humilhados pelos coordenadores. Qualquer um que reivindica algo, como equipamentos de segurança individual (Epi) ou melhores nas suas unidades, ele é humilhado pelas coordenações. Mas o Sintasa repudia este tipo de ato e a gestão tem sempre que escutar o servidor”, ressalta o presidente do Sintasa.

No final da mobilização, os servidores fizeram um grande círculo e rezaram pelo corpo de José Souza, ex-presidente do Sindicato dos Bancários, que faleceu esta semana. “Fizemos esta homenagem ao nosso irmão e companheiro José Souza, que fez parte da história do Sintasa porque foi um dos que preparou a direção do sindicato em capacitação sindical”, disse Augusto Couto.

Nesta sexta-feira (24), às 8 horas, haverá uma assembleia no mesmo local da realizada no dia 16 de outubro, na Avenida Lourival Batista, 691, na frente da Pousada Lua da Bica, no Eduardo Gomes, para avaliar a paralisação e discutir a possibilidade de indicativo de greve.

Fonte:  Ascom Sintasda - 24/10/2014