Notícia - Após protesto, rodoviários e prefeitura de Belém entram em acordo

Em protesto, cerca de mil trabalhadores ligados ao Sindicato dos Rodoviários de Belém fecharam uma das pistas da avenida Augusto Montenegro na manhã desta terça-feira (21), em Belém. Segundo a categoria, a manifestação ocorreu porque os funcionários que trabalham nas quatro empresas de transporte coletivo que circulam em Icoaraci e ao longo da Augusto Montenegro, corriam o risco de perder os empregos, já que empresa pararia de operar.

Desde o último dia 18, as empresas procuraram a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para informar que deixariam de circular alegando que não teriam condições de cumprir as exigências feitas pela Semob para garantir qualidade na prestação de serviço.

Para mediar o conflito com os rodoviários, o prefeito Zenaldo Coutinho e a superintendente da Semob, Maísa Tobias, propuseram uma reunião no estacionamento do estádio do estádio Mangueirão, em que garantiram ao sindicato que os trabalhadores iriam ser recontratados em outras empresas de transporte.

"O que nós já tínhamos decidido é a exigência para que as empresas tenham ônibus novos para atender a comunidade e a garantia do trabalho dos empregados, que saindo de uma empresa que não está em condições de operar, vão para uma empresa que vai botar ônibus novos na rua", afirmou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Com o novo acordo, os rodoviários desobstruíram a avenida Augusto Montenegro, permitindo o fluxo de veículos.

"O problema é que às vezes esse processo demora e deixa o trabalhador numa dificuldade muito grande porque os deixa sem trabalhar. A família dele fica em dificuldade financeira", declarou Altair Brandão, presidente do Sindicato dos Rodoviários do Pará.

Fonte:  G1 - 21/10/2014