Notícia - Santa Catarina registra 7 mil novos postos de trabalho

Dados do último Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego ), divulgado pelo MTE, revelam que o Estado registrou saldo positivo no mercado de trabalho no mês de setembro, com 7.033 novos empregos formais. Em comparação com o mesmo período de 2013, no entanto, o valor é 37,7% menor. No ano passado, foram 11.224 empregos formais criados.

No Estado, o setor que liderou a criação de empregos em setembro de 2014 foi o de serviços com 3.197 vagas, seguido pelo comércio (2.665), indústria (1.171), agropecuária (66) e construção civil, único setor que fechou com valor negativo (-66).

A queda no saldo de empregos catarinenses também é sentida no país: foram 123.785 novos empregos formais em setembro de 2014, contra 211.168 no mesmo período de 2013. Ou seja, redução de 41,3%, que representa o pior desempenho para o mês de setembro, desde 2001. No acumulado do ano, o Caged também registra uma redução de 29,6%, considerando 730.124 novos postos de trabalho deste ano e 1,073 milhões nos primeiros meses de 2013.

A Fecomércio SC analisa a relação da baixa criação de vagas com os indicadores econômicos. Todos os setores, impactados fortemente pelo aumento do custo do trabalho, apresentaram resultados inferiores a setembro de 2013. O comércio sente as quedas nas vendas e na receita, tendo um desempenho 12,5% menor. Já a indústria, em um cenário de férias coletivas e de atividade reduzida no Estado, diminuiu em 60,7% a criação de postos de trabalho. Por fim, o setor de serviços é influenciado pelos efeitos da desaceleração dos demais setores, apresentando um saldo de vagas 25,5% inferior.

Fonte:  Economia SC - 21/10/2014