Notícia - Bancários fazem manifestação em defesa da Caixa em Fortaleza

Com distribuição de café da manhã para a comunidade, os diretores do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) em parceria com a CUT, CTB, Contraf/CUT, Fenae, Apcef/CE e outras entidades do movimento dos trabalhadores e da sociedade civil, realizaram uma manifestação em defesa da Caixa Econômica Federal, como patrimônio do povo brasileiro.

A concentração aconteceu na manhã da última quinta-feira (16/10), na agência da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. O objetivo foi reforçar a mobilização dos empregados pelo fortalecimento da Caixa, contra a ameaça de sua privatização surgida na campanha eleitoral.

Em declarações recentes, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e anunciado como ministro da Fazenda pelo candidato Aécio Neves, disse: “penso que os bancos públicos precisam ser administrados por padrões muito mais rígidos. Provavelmente vai chegar um ponto em que talvez não tenham tantas funções. Não sei muito bem o que vai sobrar no final da linha. Talvez não muito”. As intenções privatizantes de Fraga foram divulgadas em entrevista ao Instituto Liberal e repercutidas no blog O Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário.

“O Sindicato está na rua para defender um patrimônio brasileiro chamado Caixa Econômica Federal e viemos de forma pacifica e ordeira apresentar a nossa luta em defesa desse patrimônio. Repudiamos qualquer proposta que represente uma ameaça concreta ao futuro do Banco e do País, e dos seus 100 mil empregados. 
O povo brasileiro com certeza não vai apoiar o retrocesso. Se ninguém conseguiu privatizar a Caixa, nem o Banco do Brasil há 12 anos, foi graças aos Sindicatos e federações e graça ao Povo, que entendem a mensagem do Sindicato e apoia essa luta. E mais uma vez, mandamos o recado, o Sindicato dos Bancários será intransigente na luta em defesa do patrimônio do BNDES, BNB, Caixa, BB e Basa. Este é o papel do Sindicato: convocar a população brasileira a defender seu patrimônio. Os bancos não serão privatizados porque o povo não vai deixar”, disse o diretor da Fenae, Marcos Saraiva.

O presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, enfatizou: “Estamos na rua defendendo o patrimônio público. Mais uma vez bancários, comerciários, sindicalistas e centrais sindicais estamos na rua para dizer que vamos batalhar até o fim para impedir a privatização da Caixa Econômica Federal. Estamos aqui para dizer que Armínio Fraga quer pegar os bancos públicos e transformá-los em pó, mas nós vamos impedir com a força e a garra do trabalhador, porque nós temos lado. Fernando Collor de Melo disse que não precisava mais de banco público, e nós estamos aqui para dizer que sem os bancos públicos não tem distribuição de renda, não tem incentivo ao crédito, não tem política social, de habitação, de agricultura e de desenvolvimento. Nós queremos é mais, mais futuro e não retrocesso. Vamos à luta”.

Empregados unânimes em defesa da Caixa

Áureo Júnior, presidente da Apcef/CE, afirmou que o ato é em defesa da Caixa como patrimônio público do Brasil. “Nós tivemos no País uma era de devastação do patrimônio público, o terror da perda do patrimônio que foi construído ao longo da historia deste País. O que vemos na pauta nacional de hoje, novamente velhas proposituras que tentam dilapidar, acabar, destruir com que restou do patrimônio nacional. É bom que a gente entenda que os compromissos com as instituições públicas ainda são muito grandes. O compromisso da Caixa com o povo brasileiro é gigantesco.

Os empregados da Caixa, de forma unânime, todos afinados com um só discurso, estão na defesa desse patrimônio. O mesmo vemos também no semblante do povo, que está presenciando a alavancagem da construção da habitação popular, da construção de saneamento básico, das grandes obras de infraestrutura do País, com investimento do setor público. O povo está temeroso com o que pode acontecer com os resultados que estão por vir. Chegou a hora de defesa do patrimônio do Brasil. Está na ordem do dia juntar as forças do povo brasileiro para salvar o que restou do patrimônio público brasileiro. Por isso, vamos somar forças na defesa do Brasil”.

Para o diretor do SEEB/CE, Jefferson Tramontini, “os bancários de todo o País realizam manifestações para dizer que a Caixa é o único banco 100% público. Hoje é o maior agente de políticas públicas do Brasil, com os programas de distribuição de renda, de desenvolvimento urbano, de saneamento básico. Durante os anos 90, o governo tentou desmontar a Caixa. Foram mais de 20 mil bancários que perderam seus empregos, foi prejuízo de bilhões e a Caixa perdendo suas funções, deixando de prestar os seus serviços essenciais ao povo brasileiro".

E completou, "hoje, infelizmente essa gente quer voltar ao governo federal e querem entregar o patrimônio público brasileiro nas mãos dos amigos, daqueles que enriqueceram às custas do patrimônio brasileiro. Hoje estamos aqui para dizer que esse governo não vai voltar. A Caixa é patrimônio do povo e é necessária para o desenvolvimento do Brasil. Hoje vivemos em outra condição, a Caixa continuará com certeza sendo o maior agente de políticas públicas e de desenvolvimento do povo trabalhador. Nós trabalhadores da Caixa dizemos que queremos mais renda, mais emprego, mais desenvolvimento, mais Caixa Econômica Federal para desenvolver o Brasil”.


Fonte:  SEEB/CE - 17/10/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.