Notícia - Sindicato de Uberaba participa da assinatura de acordo

Bancários assinam convenção coletiva conquistada a partir de greve realizada pela categoria. O documento assinado pelo Contraf-CUT, federações e sindicatos com a Fenaban garante aumento real de salário pelo 11º ano consecutivo, além de avanços nas condições de trabalho. O presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Maurício de Sousa, participou da solenidade de assinatura em São Paulo.

Na convenção coletiva de trabalho, a categoria garantiu benefícios como um reajuste salarial de 8,5% (2,02% de aumento real), reajuste no piso (cada setor possui índice diferente) e auxílio-refeição de R$26 (R$572 ao mês), reajuste de 12,2%, ou 5,5% de aumento real. "Desde 2004, já acumulamos aumento real de 20,7% nos salários e de 42,1% nos pisos. Além disso, os bancários conquistaram avanços nas negociações específicas com os bancos públicos e uma conquista no HSBC", salienta o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro.

Com relação às conquistas sociais, entre elas, os bancos incluirão na convenção coletiva o compromisso de que "o monitoramento de resultados ocorra com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho". Mais um passo no combate às metas abusivas, que têm provocado adoecimento e afastamento de bancários. Agora, o bancário que se sentir pressionado por cumprimento de metas terá mais um canal de denúncias, que é o sindicato, e os bancos terão prazo para dar uma resposta sobre o caso. Merecem destaque também os casos de assédio sexual, os bancos assumiram o compromisso de realizar uma campanha com os bancários para combater o assédio.

A compensação dos dias parados durante a greve será de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha seis horas, e uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha oito horas.


Fonte:  JM Online - 17/10/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.