Notícia - Queda na exportação afeta metalúrgicos de Gravataí

É inevitável que as empresas terão que reduzir a jornada de trabalho sem diminuir o salário dos empregados. Cerca de 50% dos metalúrgicos possuem essa meta atingida, inclusive a Dana já pratica a redução de jornada dos trabalhadores da planta da cidade de Sorocaba em São Paulo. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí luta pelos direitos iguais para todos os trabalhadores dessa categoria e com essa conquista irá garantir o direito dos mesmos.

- A crise precisa ser evitada, pois causará transtornos irreparáveis para a maioria dos trabalhadores metalúrgicos. Para evitá-la, é preciso propor medidas de proteção ao emprego - afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SMG), Valcir Ascari.

A Dana protocolou o pedido de suspensão temporária de 200 empregados, também como conhecido como "lay off" e quer aprovar essa medida, ou seja a suspensão temporária de contratos de trabalho. O que os metalúrgicos da empresa buscam é igualdade de tratamento com os de São Paulo. O Sindicato exige da empresa algumas medidas, entre elas a estabilidade de seis meses após o retorno dos trabalhadores que estiverem nesse regime, férias e pagamento integral do 13° salário. Porém a empresa não quer garantir essa série de propostas aos trabalhadores.

O Sindicato não fará nenhum acordo que venha prejudicar os metalúrgicos de Gravataí, a sugestão atual é organizar uma assembleia com todos os interessados para em conjunto definir adesão ou não do temeroso "lay off".


Fonte:  Playpress Assessoria - 06/10/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.