Notícia - 52 anos do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região : história de trabalho, luta e muitas conquistas

- Ao longo de 52 anos de história, temos nos empenhado para a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores da categoria que representamos com ampliação de conquistas salariais e sociais – a fim de assegurar também qualidade de vida aos seus familiares. O trabalhador precisa ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para o crescimento e realização profissional, bem como acesso a educação, saúde, transporte público de qualidade e de momentos de descanso para que possa desfrutá-los com a família. Neste sentido, nossa diretoria tem trabalhado de forma perseverante para representar seus trabalhadores na relação Capital X Trabalho - 

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímícos


O Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos completa 52 anos de existência no dia 5 de outubro. Ao longo deste período, o Sindiquímicos vem sendo referendado pelas novas conquistas e por garantir a manutenção de direitos da classe trabalhadora. Com mais de 25 mil trabalhadores na base de atuação nas indústrias químicas, farmacêuticas, abrasivos, material plástico, tintas e vernizes, fibras, reciclagem plástica, setor de transformação, o Sindiquímicos atua nas regiões de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Igaratá.

Ampliação da Base de atuação

A fim de se aproximar ainda mais dos trabalhadores, em 2012 o Sindiquímicos inaugurou a subsede de Terra Preta, contando com duas unidades de subsedes. Em Franco da Rocha e Terra Preta.

Pioneirismo


Nossa história está marcada por conquistas em que o Sindiquímicos esteve à frente de iniciativas pioneiras, que servem de referência para outras categorias.

O Sindiquímicos foi a primeira entidade a conquistar a estabilidade da empregada gestante, num julgamento do dissídio no TST, em 1972, o que anos mais tarde se transformou em lei, beneficiando as trabalhadoras de outras categorias, cláusula que vem sendo ampliada, a exemplo da Convenção Coletiva de Trabalho das categorias que recomenda a extensão da estabilidade para 6 meses para todas as trabalhadoras; auxílio por filho excepcional (extensão de benefícios), além do reconhecimento da união estável de pessoas do mesmo sexo; garantias salariais nas rescisões contratuais, entre outros.

Destacam-se as importantes conquistas como a redução da jornada beneficiando trabalhadores da Indústria de Tintas Automotivas DUPONT (atual AXALTA) e a Indústria de Produtos Químicos GENCO, entre outras que compõem nossa base em que as 40 horas já são praticadas, com abrangência pioneira extensiva e assegurada em Convenção Coletiva de Trabalho aos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, além das manifestações em defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem perdas salariais.

Também destacamos a conquista de 180 dias de licença-maternidade para as trabalhadoras do setor Farmacêutico em CCT 2014/2015, bem como o  o Pacto Tripartite para Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho para o setor Farmacêutico em todo o Estado de São Paulo e a criação do departamento de Inclusão Social em 2007. Nas Convenções Coletivas foram conquistadas cláusulas que vão sendo melhoradas a cada ano, além de programas de geração de emprego com destaque para os aumentos reais de salários e acima da inflação, ampliação e cumprimento de cláusulas sociais e acordo de Participação de Lucros ou Resultados – PLR. Estas conquistas têm possibilitado a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares, bem como seu poder de compra a participação ativa no mercado interno.

O Sindiquímicos oferece aos seus associados e sócios voluntários, convênio médico, além de seguro de acidente pessoal, convênios laboratoriais, clínicos, odontológicos, farmacêuticos, educacionais, ensino de idiomas, de informática, esportes, cultura e salão de beleza, que funciona em amplas instalações na sede da entidade. O lazer e o bem-estar do trabalhador, juntamente com sua família, são contemplados pelo Clube de Campo, em Mairiporã e a Colônia de Férias, em Caraguatatuba, além do Espaço de Lazer e Eventos do Sindiquímicos que proporciona inúmeras atividades sociais e esportivas em Guarulhos com Quadra Poliesportiva (Festival de Futsal), Academia, Sauna, Futsal para as crianças, etc. Nos diversos departamentos, a sede dispõe de infraestrutura que viabiliza o atendimento ao trabalhador de forma ágil e dinâmica.

A sede dispõe ainda de infraestrutura para a realização de cursos de qualificação e requalificação profissional, Programas de formação para o incentivo ao primeiro emprego – Projeto Lapidar com duas turmas já formadas, de libras, atividades sociais e esportivas, entre outras. Seguindo a rua no mesmo lado da sede, o sobrado utilizado pelo salão de beleza e estética funciona em amplas instalações além do atendimento psicológico, entre outros serviços. Todos estes serviços e ações do Sindiquímicos reafirmam o compromisso da atual diretoria que nos últimos anos têm se empenhado em proporcionar qualidade de vida para a família química.

Ao se referir ao aniversário da entidade, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos, destaca o papel do Sindicato como agente social de transformação de toda uma comunidade. “O movimento sindical ultrapassou a discussão dos direitos dos trabalhadores e hoje está inserido em todas as ações sociais da comunidade, promovendo qualificação profissional e qualidade de vida. Reiteramos também nossa importante participação política com destacada atuação no cenário municipal, estadual e federal, em discussões, debates que promovem o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico”, assegura.

Atuação na sociedade civil

A participação do Sindiquímicos, como entidade representativa de trabalhadores, em atos promovidos pelas entidades da sociedade civil é de grande destaque. A defesa do emprego, da remuneração justa aos trabalhadores e a manutenção do poder de compra são bandeiras de luta que defendemos e trabalhamos ativamente junto ao Governo para sua manutenção. O Sindiquímicos defende a valorização da PLR e mais saúde e segurança para todos os trabalhadores do ramo químico. Entendemos que, em uma sociedade justa, a classe trabalhadora merece transporte, moradia, segurança, educação e desenvolvimento social e econômico. Importantes e imprescindíveis têm sido a participação do Sindiquímicos empunhando a bandeira da pauta trabalhista como: Fim do Fator Previdenciário; Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial; Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária; Fim dos leilões do petróleo; 10% do (PIB) Produto Interno Bruto para a Educação pública; 10% do PIB para a Saúde; a permissão para a entrada de médicos estrangeiros no País para trabalhar nas periferias das regiões metropolitanas e no interior do Brasil

Sindiquímicos e a importante representatividade no movimento sindical

Presente nos movimentos sindicais de abrangência nacional, o Sindiquímicos é uma entidade com importante representatividade para a categoria dentro de entidades nacionais como Força Sindical Nacional, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ e Secretaria Nacional dos Químicos. O Sindiquímicos também tem participação na IndustriALL Global Union. Atuante, a entidade  possui grande representatividade em entidades estaduais e municipais na luta e defesa do direito do trabalhador, como Força Sindical de Paulo, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR, Força Sindical Regional Guarulhos. Toda esta atuação consolidou o setor químico e farmacêutico no Brasil, além de propiciar uma importante contribuição para assuntos de interesse social, econômico de toda a sociedade, em que está inserido.

Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS


No Conselho, Antonio  Cortez Morais, vice-presidente de nossa entidade  tem pautado o grupo com assuntos pertinentes ao dia a dia do trabalhador, como Nexo Causal, Renúncias Previdenciárias, Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, Desoneração da Folha de Pagamento, entre outros e participado ativamente de discussões que tratam da reforma da Previdência e o seu futuro, relacionando sua importância aos beneficiários, assim como a preocupação do movimento social com os trabalhadores da ativa que precisam de garantias futuras para adesão ao sistema.

O destaque de recente ação do CNPS é aprovação da resolução que autoriza o INSS aumentar de cinco anos (60 meses) para seis anos (72 meses) o prazo máximo de quitação de empréstimos com desconto em folha de pagamento e no cartão de crédito.

Acessibilidade, Transporte e Moradia

O Sindiquímicos também sempre se pautou em atuações na sociedade civil para o acesso à transporte e moradia, além de programas de saúde, educação e desenvolvimento social e econômico.

Sindicato promove Turismo social

O Sindiquímicos promove Turismo social. Com o projeto Conheça o Brasil proposto pelo departamento social e da mulher, o turismo social já teve seu sucesso referendado por associados e trabalhadores da categoria. Por meio de pacotes turísticos sob medida, as viagens a pontos turísticos de todo o país propicia integração social dos viajantes com a comunidade. O Turismo social já levou associados e trabalhadores a Caraguatatuba, Paraty, Campos do Jordão, Rio de Janeiro, Caldas Novas, Beto Carrero World e Oktoberfest em Santa Catarina, Porto de Galinhas. O Projeto também já estreou o roteiro internacional com viagem a Foz do Iguaçu (Paraguai e Uruguai) e o réveillon de 2013 na Itália.

A história do Sindiquímicos

Antonio Rodrigues de Freitas levou os primeiros militantes para se encontrar em sua casa, na Rua Luzia Balzani, Vila Moreira, região Central da cidade. Os primeiros membros fundadores foram o Ângelo Dantas Dias, Otávio de Oliveira Barbosa, Humberto Alves de Carvalho, Laudivino e José Dijoli. O primeiro presidente foi Ângelo Dantas Dias, quando o Sindicato ainda era uma associação. A associação mantinha em sua casa uma cooperativa de alimentos, dentista e cabeleireiro. Em 1965, outras categorias passaram a procurar a entidade e a casa da Rua Luzia Balzani ficou pequena para as assembleias, que eram realizadas no quintal da frente da residência e parte da rua. Em 1966 foi comprado o terreno da atual sede, inaugurada no início da década de 80. Na metade dos anos 70, o Sindiquímicos conquistou a estabilidade para gestantes, que anos mais tarde se transformou em Lei, beneficiando todos os trabalhadores de outras categorias. Depois conseguiu a inclusão da média das horas extras habituais incorporadas às férias e ao 13º salário e aos valores das verbas rescisórias.

Um ideal

Nesta tarefa de criar a associação, os trabalhadores tiveram a importante colaboração de Evaristo Gimenes, falecido em 2010 foi grande articulador do Partido Comunista do Brasil, o Partidão e importante líder sindical e político de Guarulhos. Eldemir Aguiar, um dos principais articuladores da fundação do Sindicato, também faz questão de recordar esta época. Ele que vinha de uma experiência positiva do setor metalúrgico foi à Federação dos Químicos buscar elementos para as primeiras articulações. Quem sustentava o Sindicato era a diretoria, que se cotizava entre si para tocar a entidade. Apesar das dificuldades, esta primeira diretoria trabalhou bastante. Comprou o terreno onde se localiza a sede central da entidade, criou uma cooperativa e participou ativamente das mobilizações sindicais antes do golpe militar de 1964.

Intervenção Militar

Durante os governos militares, líderes sindicais de todo o país foram parar na cadeia, na clandestinidade e no exílio. Em 1964, toda a diretoria foi cassada e o Sindicato ficou sob intervenção.

Representantes sindicais parabenizam a entidade

“Parabenizo o Sindicato dos Químicos de Guarulhos pelos seus 52 anos de existência e muita luta na defesa dos trabalhadores. Meus cumprimentos ao Silvan e a diretoria da entidade pelo trabalho realizado e que, com certeza, continuarão a desenvolvê-lo”Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

“Nesta data, ressaltamos a importância dos Químicos de Guarulhos, na pessoa do companheiro Antonio Silvan Oliveira. Uma entidade que é referência na história de luta do movimento sindical brasileiro, pois nestes 52 anos de lutas, realizações e conquistas, os Químicos de Guarulhos sempre se destacaram no cenário sindical, estando à frente de importantes lutas defendendo a classe trabalhadora no município e também nacionalmente. Reafirmamos o nosso apoio com esses importantes parceiros, que não medem esforços para representar e defender a categoria de forma digna”Sergio Luiz Leite, presidente da FEQUIMFAR

“Ao longo dos 52 anos, o Sindiquímicos tem conquistado vitórias na sua luta em defesa dos trabalhadores”Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical do Estado de São Paulo


Fonte:  Troad Comunicação e Assessoria - 06/10/2014


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.