Notícia - Rodoviários anunciam paralisação de ônibus a partir das 18h em São Luís

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema) anunciou que os ônibus vão parar de circular a partir das 18h desta segunda-feira (23), por tempo indeterminado, em São Luís. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato, Gilson Coimbra, em entrevista à Rádio Mirante AM.

De acordo com Coimbra, a decisão foi tomada pela diretoria e motivada pela tentativa de atentado a um ônibus, na noite dessa segunda-feira (22), no ponto final do bairro da Campina, em São José de Ribamar, região Metropolitana de São Luís. "Cerca de 10 homens entraram no veículo, que estava parado no ponto final, e jogaram combustível no ônibus, no motorista, na cobradora. Por sorte, um morador que passava pelo local estava armado e atirou para cima, dispersando a ação", afirmou.

Durante o fim de semana, 17 veículos - entre ônibus, microônibus, viaturas da polícia e carros particulares - foram incendiados em São Luís, entre sábado (20) e a madrugada de segunda-feira (22). Somente na segunda-feira, foram incendiados três ônibus, na garagem da empresa Gonçalves, no bairro Santa Cruz; dois carros particulares em uma concessionária, na Avenida dos Africanos; e seis veículos que estavam em uma garagem de carros usados da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), no bairro do Radional.

Um dos suspeitos de ordenar os incêndios foi identificado como Henrique Borges Chagas, que cumpre 23 anos de pena no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Ele estava dentro do presídio e, com um aparelho celular, passou essa mensagem aos seus companheiros que estão fora do sistema", explicou o superintendente de Investigações Criminais (Seic) Luís Jorge Matos. A situação também levou os rodoviários a suspenderem as atividades no fim de semana, quando todos os ônibus deixaram de circular das 15h de sábado até às 5h de domingo.

A tentativa de atentado ocorrida nessa segunda-feira, em São José de Ribamar, deixou a categoria mais insatisfeita. Segundo o diretor executivo do Sttrema, Elias Castelo Branco, uma viatura da Polícia Militar teria ido antes do atentado avisar que isso poderia ocorrer. "O que mais nos revoltou foi essa situação. Se eles já sabiam, por que simplesmente avisaram? Por que não ficaram lá para resguardar?", questionou.

De acordo com o coronel Marco Antônio Alves, comandante do Policiamento Metropolitano 1, a medida é extremada. "O secretário de Segurança Pública está tomando todas as medidas para que a segurança e a tranquilidade sejam estabelecidas. As ações estão sendo tomadas de maneira segura, até para que seja bem transparente para a população, de uma forma geral. Lamentamos essa decisão do sindicato, mas vamos continuar trabalhando com o objetivo certo. Não há necessidade de parar o sistema, por conta do que nós temos realizado", afirmou.

Nesta segunda-feira (23), São Luís vai sediar o jogo entre Sampaio Corrêa e Vasco da Gama, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, a partir das 21h50. "Entendemos que existe essa demanda grande do transporte coletivo hoje, temos essa preocupação, mas vamos zelar pela segurança dos trabalhadores do sistema de transporte", concluiu Gilson Coimbra.

Durante esta manhã, mais três homens foram presos suspeitos de participar dos ataques na Região Metropolitana de São Luís. John Lenon Costa Silva, George Pereira Frazão e Marcelo Augusto Ferreira são suspeitos de participar do incêndio de um microônibus em São José de Ribamar, no último sábado (20).

Na segunda-feira (22), duas pessoas foram presas com solvente, após denúncia de que iriam atear fogo em dois ônibus, em São Luís. Marlon de Carvalho França e Evanilson Viana Sousa foram presos no Parque Aracagi, na região metropolitana de São Luís. Com eles, foram encontradas duas latas de solventes. A prisão ocorreu após uma denúncia anônima feita à Polícia Militar. Durante a ação policial, três pessoas que também estavam dentro da casa conseguiram fugir, pelos fundos. Até agora, a polícia já prendeu 17 e apreendeu cinco menores por participação nos ataques.

Surpresa

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros, a decisão do Sindicato dos Rodoviários vai forçar a liberação das rotas utilizadas pelos ônibus para o transporte alternativo. “O que precisamos garantir é o direito de ir e vir do usuário do transporte coletivo, já que a Polícia garantiu a segurança. Já mandei chamar os representantes do Sindicato de Transporte Alternativo, para que sejam criadas rotas ou para que eles utilizem o itinerário comum, caso essa decisão não seja revista”.

Segundo Barros, uma reunião emergencial foi convocada, para que representantes do SET, dos Rodoviários, do Sindicato de Transporte Alternativo e da própria SMTT discutam o assunto.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o secretário disse não concordar com a paralisação anunciada pelo presidente do Sttrema. “Nos causou surpresa porque temos acompanhado toda a situação, tanto junto ao sindicato patronal (SET), tanto é que estamos convocado o Zé Luís [José Luís Medeiros, presidente do SET] e contato com o Gilson [Coimbra], para sentarmos e analisarmos toda a situação, já que a Polícia garantiu a segurança”, argumentou.

Em nota, o SET informou que a partir das 20h nenhum ônibus estará mais nas ruas de São Luís.

Fonte:  G1 - 23/09/2014